sexta-feira, 30 de maio de 2014

VoIP - A evolução das Telecomunicações



Com base nas outras informações postadas aqui no blog, é interessante pensar que se no Brasil a qualidade da internet fosse idênticas a de outros países desenvolvidos, nós brasileiros utilizaríamos muito menos telefones fixos, planos, pacotes e créditos de voz para nos comunicarmos e em contra partida contrataríamos muito mais serviços de internet.

Conforme pesquisas  11% dos usuários de celular utiliza apenas o serviço de Voz, 48% dos usuários utilizam os serviços de Voz e SMS enquanto 40% utilizam somente dados, logo a maioria ainda utiliza voz para se comunicar, porém devido às redes sociais, e programas de comunicação através de texto pela internet o numero de contratações de serviços de internet vem aumentando exponencialmente. 

O uso do celular no Brasil, Agencia Mestre. Disponível em :http://www.agenciamestre.com/infograficos/o-uso-do-celular-no-brasil/ Acessado em:  30 de maio de 2014.

Mediante a esse cenário e se fosse disponibilizada uma internet de qualidade os brasileiros poderiam utilizar com maior frequência o serviço de VoIP ( Voz sobre IP ) ou seja voz sobre protocolo de internet, essa tecnologia permite a realização de chamadas telefônicas através da internet, permitindo falar durante horas e a um custo extremamente reduzido tanto para ligações locais como para ligações a longa distancia e internacionais, bastando possuir um computador, tablet, smartphone, celular com aplicativo instalado ou um aparelho VoIP com acesso a internet para poder se comunicar.
Essa tecnologia se utilizada com mais frequência poderia reduzir muito a comunicação através dos meios convencionais de telecomunicação.

História:

Algo que parece ser muito recente, porém seu desenvolvimento iniciou em Israel em 1995, utilizando recursos de multimídia de um desktop para iniciar conversas através da internet, meses depois a Vocaltec Inc., lançou o Internet Phone Software um programa dedicado a comunicação por VoIP, o sistema sofria com as desconexões e interrupções durante a chamada. Em 1998 com o desenvolvimento da internet e inúmeros recursos nas telecomunicações, veio a possibilidade de comunicação de computador para telefone, bem como telefone para telefone.
Posteriormente surgiram Gateways e dispositivos ATA ( Analog Telephone Adapter ou Adaptador para Telefone Analógico), interligando PABX’s utilizando o IP como meio de comunicação

Mais a grande mudança foi quando começaram a fabricar aparelhos que conseguiam realizar a conversão de dados de vós para comunicação analógica de telefonia e vice versa, permitindo que o VoIP se torna-se mais acessível.

Como Funciona?:

Basicamente o VoIP converte sinal de vós analógico através da quebra da conversação em pacotes de dados em sinal digital e o transmite através da internet ou redes privadas, que pode ser compactada ocupando menos espaço que uma chamada convencional.
Para o sistema funcionar é necessário um computador com caixas de som, microfone e um software instalado, ou smartphone com o devido aplicativo responsável pela comunicação através de pacote de dados.

Essencialmente a comunicação é realizada pela WAN (Word Area Network), ou seja, a internet deve ser de boa qualidade e que permita o envio de pacotes de forma ininterrupta para que a tecnologia possa ser usada com eficiência.

Além do protocolo IP o sistema utiliza outros protocolos para conversão e interpretação dos dados são:

H.323 – Foi o primeiro protocolo utilizado definindo as especificações em tempo real de dados para vídeo, e dados para vós, com qualidade relativa.

SIP ( Session Initiation Protocol ) – Mais eficiente e mais simples, permitindo estabelecer sessões de duas partes(ligações comuns), sessões de várias partes(conferencias) e sessões de multidifusão (um transmite e vários recebem), contendo áudio , vídeo e dados. Permite uma variedade de outros recursos.

RTP (Real Time Protocol) – Ordena os pacotes e faz com que sejam recebidos na mesma ordem em que foram enviados possibilitando a transmissão em tempo real e interpolando os pacotes caso ocorra atraso.

RTCP (Real Time Control Protocol) – Responsável pelo monitoramento e compreensão dos dados

RSVP (Resourse Reservation Protocol) – Aloca parte da banda disponível para a transmissão de vós.
O Gateway geralmente é responsável para converter os sinais analógicos em digitais e vice e versa, ele  interliga o VoIP a rede de telefonia convencional.



Vantagens

• Tudo em um pode prover serviços de transmissão de dados, telefonia, fotos e vídeo;
• Custo zero para ligações entre PC para PC e de Telefone IP para outro Telefone IP;
• Redução drástica de custos para ligações interurbanas e internacionais;
• Eficiência em comunicação com custo acessível;
• Integração com o PABX de empresas;
• Correio de Voz com integração de correio eletrônico;
• Centralização do fluxo telefônico gerando melhor controle;  
• Fácil Implantação dos equipamentos VoIP;
• Suporte e assistência permanentes;
• Qualidade de voz equivalente à telefonia convencional;
• Mobilidade e flexibilidade dos ramais, já que os ramais dotados de infra-estrutura
VoIP (IPFone, Softfone ou dispositivo ATA - Adaptador para Telefone Analógico) podem se conectar em qualquer lugar do mundo através da internet ou IPfones.

Desvantagens?

São poucas as desvantagens a mais evidente é dependência de rede elétrica para seu funcionamento uma vez que as redes de telecomunicação convencionais não o são, e de uma internet de boa qualidade.

A internet via satélite e 3G podem promover atraso ou latência na comunicação devido ao atraso de propagação.

Por fim a segurança pode ser um problema uma vez que ainda não disponibilizaram a possibilidade de criptografar as informações transmitidas, porém podem ser tomadas outras medidas a fim de melhorar esse fator.

Comparando a segurança telefonia convencional onde basta um aparelho ou interceptador e um cabo conectado a rede telefônica para espionar qualquer chamada isso não ocorre com o VoIP onde é necessário ter uma maior conhecimento da área para ter acesso as chamadas.
 

Anatel está por fora!

A Anatel não regula diretamente o VoIP, somente em caso da operadora comercializar o próprio meio de comunicação para transmissão dos dados, caso contrario ela apenas regula a operadora fornecedora do acesso a internet, não o provedor de VoIP.

As operadoras em pânico...

A VoIP vem sendo a promessa de substituição do meio convencional de telefonia fixa e móvel, devido ao seu baixo custo, isso deixou a principio as operadoras muito preocupadas com a difusão da tecnologia, porém já a alguns anos as principais operadoras do mercado vem mudando suas táticas de comercialização de serviço de vós e dados, barateando o custo de chamadas ou até mesmo gratuidade em troca da comercialização de pacotes de dados “ilimitados”. 

Existem vários programas e empresas na corrida para oferecer o serviço mais completo e melhor do mercado como o MSN Menssenger, Net2phone, X-ten,Google Voice, Apple Facetime,Facebook Messenger, GoToMeeting,Cisco Webex, Skype, etc. Onde o lider no mercado de VoIP no momento é a Skype, que vem arrecadando milhões com o serviço disponibilizando apliciações e aparelhos para todos os sistemas e interesados.





Disponivel em: <http://revista.univar.edu.br/downloads/tecnologiavoip.pdf> Acessado em: 31 de maio de 2014
Disponivel em: <http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalPaginaEspecial.do?codItemCanal=1216>
Acessado em: 31 de maio de 2014
Disponivel em: <http://www.agenciamestre.com/infograficos/skype-a-historia-e-os-numeros-atuais/>
Acessado em: 31 de maio de 2014

3 comentários:

  1. Sabe-se que o melhor de todos os serviços VoIP atualmente é o Skype, mas todos são muito bons. Seu baixo custo é o que diferencia e o que torna atraente, como mencionado no post. Foi uma surpresa saber que a Anatel não monitorava diretamente, temos que tomar cuidado!

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  2. Hoje existem vários tipos de VoIP tipo Skype, TeamSpeak, RaidCall entre outros, estes três primeiros VoIPs na minha estão entre os melhores, cada um com suas características individuais, mas para apontar o melhor fica difícil chegar em um consenso.

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  3. Bom post! Dizem que a tecnologia vdsl que a mairoria das operadoras de internet utiliza não é estável suficiente para se usar o IPTV (vide o caso da GVT), mas para usar o voip é necessária a fibra ou vai no cobre mesmo? Sei que a GVT recém implantada em SP está utilizando voip, mas as outras operadoras não faço ideia. Deve haver um lobby gigantesco das atuais empresas de telefonia brasileiras referente a manter o status quo. Entretanto, esperemos que o avanço chegue seja de um jeito ou de outro.

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