terça-feira, 6 de maio de 2014

Cidades Inteligentes: O que são e porque são?

Hoje vou mostrar o que são Cidades Inteligentes e porque são definidas assim (posteriormente entro em detalhes sobre os tópicos assinalados aqui) .

Primeiramente vou definir o sentido das palavras "Cidade" e "Inteligente".
"Cidade", de um modo geral, é uma área urbanizada, formada por População, Infraestrutura e Processos (Mais adiante explicitarei os três);
E "Inteligente" é algo ou alguém que tem a capacidade (em vários níveis) de memorização, resolução de problemas, comunicação, aprendizado, dentre outros.
  • Mas o que é uma Cidade Inteligente?
http://en.hdyo.org/assets/ask-question-2-ce96e3e01c85a38a0d39c61cfae6d42c.jpg
   Uma cidade inteligente é aquela que utiliza sistemas integrados, softwares embarcados e TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) para uma melhor experiência para a população, melhores condições de infraestrutura e optimização dos processos.

  1. Como melhorar a experiência da população?
  2.    Em uma cidade inteligente, a população tem acesso pleno à educação e saúde, além de ter sua segurança assegurada. Do ponto de vista tecnológico, na educação pode-se utilizar de internetbanco de dados e periféricos como projetores e computadores para uma aprendizagem mais completa, com acesso rápido e pleno à informação. Já na saúde, utilizar de sistemas que agilizem e possibilitem que todos tenham acesso a médicos, aparelhos e procedimentos necessários é vital. Nas cidades, sistemas de segurança que incluam câmeras, radares, alarmes, centrais de monitoramento, dentre outras coisas, possibilitam uma rápida identificação do problema e eficiente solução. Outros méritos a ser considerados são a expectativa e qualidade de vida, que em uma cidade inteligente, é consideravelmente alta.

  3. Em que a Infraestrutura pode melhorar?
  4.    Dentre todas as melhorias possíveis, podemos assinalar que em uma cidade inteligente a necessidade do povo é posta lado a lado com o meio ambiente. Sim, o Meio Ambiente! Pensou que tecnologia não se alia à natureza? Pois saiba que os projetos das estruturas de uma cidade inteligente sempre visam compensar a natureza por todos os danos que venham a ser cometidos a ela. Tentar diminuir ou erradicar a emissão de gases e descarte de resíduos poluentes são algumas das medidas que cidades inteligentes tem em mente no planejamento de sua infraestrutura. Mas o meio ambiente, como natureza, não é o único foco das estruturas inteligentes. Também se tem em mente facilitar a locomoção das pessoas e a rapidez dos serviços prestados.

  5. E os Processos? Como podem melhorar?
  6.   
       Por Processos defino Planejamento e Gerenciamento dos recursos de uma cidade. Utilizando de tecnologia, os órgãos de governo podem agilizar a comunicação entre si e gerar resultados mais transparentes e justos. A população tem direito de saber o que há por trás dos panos e opinar; e isso é um dos focos de uma cidade inteligente: onde o povo sabe o que está acontecendo. Nesse mérito, a coleta e distribuição de informações facilitam um melhor processamento da situação e assim, a resolução pode ser tomada de modo mais eficaz.


  • Porque Cidade Inteligente?
http://www.coletivoverde.com.br/wp-content/uploads/2012/06/songdo-a-cidade-mais-sustentavel-e-inteligente-do-planeta.jpg
   O termo em si não é muito bem definido, mas de um modo geral, uma Cidade Inteligente é aquela onde há um planejamento e gerenciamento inteligente e consciente, onde o povo é instruído a utilizá-lo corretamente e planejar novas formas de aprimoramento; e o governo investe no crescimento tecnológico e educacional. Mas porque esse conceito de uma hora pra outra? Bom, talvez alguns estudiosos quisessem classificar uma sociedade onde as pessoas pensam "pra frente", seguindo a definição acima e incentivar outras cidades que não o fazer a fazerem, por acreditam que as cidades inteligentes sejam as cidades do futuro.

--------------------------------------------------##--------------------------------------------------------

Referências:
Portal TeleSíntese: http://www.telesintese.com.br/o-que-sao-aas-cidades-inteligentes-e-o-que-as-torna-smart-uma-abordagem-tecnologica-de-redes-inteligentes-de-comunicacao/
Site Brasileiro da IMB (International Business Machines, EUA): http://www.ibm.com/smarterplanet/br/pt/smarter_cities/overview/

--------------------------------------------------##--------------------------------------------------------

Deixo uma pergunta pra vocês: Sua cidade é inteligente? Se não, o que você acha que poderia melhorar?
Debatam. =)

2 comentários:

  1. Relaciono o conceito de cidade inteligente com o de algorítimo, onde o ideal é otimizar tarefas, de modo onde seja eficiente e com menos passos possíveis. Ou seja, gerir a cidade de forma "simples" e eficiente. Concordam ou falei bobagem?

    ResponderExcluir
  2. Excelente Post! A cidade plenamente inteligente parece ser uma utopia, mas a capacidade de reaproveitamento e realocação dos recursos é uma das condições mais buscadas da contemporaneidade. Mesmo que o todo não seja alcançável, há importantes características que devem ser buscadas e que podem ser realizadas. Se hoje, em cidades mais avançadas, já temos uma sincronia maior entre cotidiano e tenologia, que facilita e simplifica a vida melhorando sua qualidade, em um futuro não muito distante esperemos que esse conceito se aproxime mais de sua plenitude. Você acha que Aracaju poderia ter pelo menos uma gotinha de inteligência tecnológica no seu dia-a-dia, algo que melhorasse consideravelmente nossa vida?

    ResponderExcluir