sexta-feira, 2 de maio de 2014

A História da Rede de Computadores


A História da Rede de Computadores

Ao elaborar essa pesquisa, observei que muito do que consideramos moderno foi criado nas décadas passadas, e que essas invenções formaram a base para o que conhecemos hoje como internet. E na busca incessante pela comunicação interpessoal continuamos evoluindo seguimos a um futuro onde as distancias deixarão de ser um limite.
 

Em 1940

George Stibitz

Quem imaginaria que tudo começou numa cozinha, Em 1936 o matemático George Stibitz  empregado da Bell Laboratories, realizava um experimento com reles quando desenvolveu um circuito para adicionar números binários, o que levou a um computador baseado em relé.
A engenhoca tornou-se operacional em 1940, sendo demonstrada remotamente em uma conferência usando um teletipo - o primeiro tornando–se assim o primeiro computador acessado através de uma linha telefônica.
"Modelo K" Adder (réplica)
 
Geoge Stibitz. Mountain View: COMPUTER HISTORY MUSEUM, Disponiivel em:< http://www.computerhistory.org/revolution/birth-of-the-computer/4/85 > Acesso em: 01 de Mai 14. 







Em 1950 

     Os militares americanos eram os mais interessados no desenvolvimento de tecnologias para transferir dados e informação a longas distancias. Com isso a IBM na década de 1950, desenvolveu um sistema de defesa aérea (SAGE) que permitia visualização das aeronaves aliadas e inimigas, apresentar dados como velocidade, altitude e disponibilidade e localização de armas. Tornou-se totalmente operacional em 1963, composto por um computador AN/FSQ-7 duplex de 250 toneladas e 50.000 tubos de vácuo, tornando-se assim a primeira grande rede de computadores, com interação home-maquina e em tempo real.

Sage Console.IBM,Disponivel em: < http://www-03.ibm.com/ibm/history/exhibits/vintage/vintage_4506VV2216.html >Acesso em: 01 de Mai 14. 

Em 1958 a 1960


AT & T Dataphone.

     O Dataphone AT & T foi o primeiro modem comercial, convertia dados do computador em sinais analógicos para a transmissão através da rede de longa distância. Outros fabricantes aprimoraram o invento da Bell Laboratories e tornaram em um produto comercializável, e mais eficiente na transmissão em sistemas nacionais e mundiais. 



Em 1964
 

     O SABRE da IBM foi desenvolvido para Americam Airlines e proporcionava a comunicação através de linhas telefônicas fornecendo dados em menos de três segundos em qualquer voo, eram 2.000 terminais em 65 cidades e computadores IBM 7090.
Em 1965
     Thomas Merril e Lawrence Roberts construíram a primeira WAN conectando dois computadores através de uma linha telefônica de baixa velocidade entre o “MIT's lincoln Lab TX-2” e o “System Development Corporation's Q-32” na Califórnia.


Computador e Internet: 1960-1969, Pará:UFPA. Disponivel em:<http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h196.htm> Acesso em: 01 Mai 14. 


Em 1966 

Modem acoplado acusticamente
     John van Geen do Instituto de Pesquisa de Stanford, aprimorou o modelo do modem, permitindo a comunicação através de linhas telefônicas. Seu receptor detectava de forma confiável bits de dados, apesar de emitir um ruído de fundo através de linhas telefônicas de longa distância.
Em 1970

 



     Citizens e Southern National Bank em Valdosta, Geórgia, instalaram a primeira maquina de caixa automático do país. 






Topologia ARPANET


     Comunicação computador-a-computador foi expandida quando o Departamento de Defesa dos estados unidos estabeleceu quatro nós da ARPANET: a Universidade da Califórnia em Santa Barbara, UCLA, SRI International, e da Universidade de Utah.
      Visto como uma rede de compartilhamento de informações abrangente tinha como objetivo: uso direto de serviços de hardware distribuídos; backup direto remoto, centralização dos bancos de dados; e o compartilhamento de sub-rotinas de software e pacotes não disponíveis nos computadores dos usuários devido à incompatibilidade de hardware ou linguagem.

Em 1971 
Ray Tomlinson em 2001

O primeiro e-mail foi enviado. Ray Tomlinson da empresa de pesquisa de Bolt, Beranek e Newman enviou o primeiro e-mail, enquanto trabalhava em um projeto diferente. Tomlinson, que foi creditado como sendo o único a decidir sobre o sinal "@" para uso em e-mail, enviou a sua mensagem através da rede militar ARPANET.


Quando lhe pediram para descrever o conteúdo do primeiro e-mail, Tomlinson disse que era algo como “QWERTYUIOP”.

Em 1972

"Caixa azul" de Wozniak

       A "Caixa azul" de Wozniak, Steve Wozniak construiu a sua "caixa azul", um gerador de tom para fazer chamadas telefônicas gratuitas. Wozniak vendeu as caixas nos dormitórios da Universidade da Califórnia, Berkeley, onde ele se graduou. "As primeiras caixas apresentavam com segurança - um interruptor no interior da caixa operado por um ímã colado na parte externa da caixa,"      Wozniak relembrando: "Se fosse pego, bastava remover o ímã, logo após ela iria gerar tons fora de frequência e ficava inoperante... e você só precisava dizer a polícia: É apenas uma caixa de música."

Em 1973


Ethernet 

     Robert Metcalfe inventou o método Ethernet de conexão de rede no Xerox Palo Alto Research Center. Ele escreveu: "Em 22 de maio de 1973, usando a minha máquina de escrever Selectric ... Eu escrevi ..."Aquisição Ether "... repleto de anotações manuscritas - uma das quais era " ÉTHER! "- e com diagramas desenhados à mão - um dos quais mostrou “boosters” interligando ramificações de cabos, telefone, e em relação ao éter o que hoje chamamos de internet... Quem diria que a Ethernet seria inventada em qualquer rascunho, por qualquer pessoa, em um dia qualquer."

Robert M.Metcalfe, "Como Ethernet foi inventada", IEEE Anais da História da Computação, Volume 16, N º 4, de Inverno 1994, p. 84.

Protocolo TCP

     As primeiras conexões internacionais para a Arpanet foram desenvolvidas, no "University College" na Inglaterra, em Londres e no "Royal Radar Establishment", na Noruega.
Como o NCP tendia a funcionar como um "driver" de equipamento, Robert Kahn e Vinton Gray Cerf para atender um ambiente de rede de arquitetura aberta começou a desenvolver um novo protocolo. Seguindo algumas regras as redes eram distintas, trabalhavam no intuito do melhor esforço retransmitindo a informação, usando gateways e roteadores simples e sem controle global. Para funcionar com eficiência o protocolo precisava ser implantado em todos os sistemas operacionais.
     Surgiu o Transmission Control Protocol, (TCP), o qual permitia que múltiplas redes se compreendessem. O protocolo fornecia maior confiança na entrega dos pacotes de dados, em sequencia e sem interferências ou perdas essenciais para a internet.
Computador e Internet: 1970-1979, Pará:UFPA. Disponivel em:<http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h196.htm> Acesso em: 01 Mai 14

Em 1975
     Telenet nasce como a primeira rede de comutação de pacotes comerciais e civis equivalente a ARPANET. A ideia de Larry Roberts, ligava clientes em sete cidades. A Telenet foi a primeira rede de valor agregado, ou VAN (value-added network) - assim chamado por causa dos extras que oferecia além do serviço básico de ligar computadores.




Em 1976

     A Rainha da Inglaterra envia seu primeiro e-mail. Elizabeth II, Rainha do Reino Unido, envia um e-mail em 26 de março a partir das Frequências reais e Radar Establishment (RSRE) em Malvern, como parte de uma demonstração de tecnologia de rede.

Em 1979

O Viajante das Ondas de Shock ( Worm )

     John Shoch e Jon Hupp no centro de pesquisas da Xerox em Palo Alto descobriram o worm “verme” do computador, um programinha que procura na rede por  processadores ociosos. Inicialmente concebido para proporcionar um uso mais eficiente dos computadores e para testes, este verme teve o efeito indesejado de invadir computadores em rede, criando uma ameaça à segurança.




USENET


     Através do uso do padrão UUCP de comunicação foi possivel transferir o correio eletrônico e arquivos a USENET foi desenvolvido como um projeto conjunto da Universidade de Duke e da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill por estudantes de pós-graduação Tom Truscott, Jim Ellis, e Steve Bellovin. Permitiu que seus usuários publicassem mensagens e arquivos que podem ser acessados e arquivados. Ele viria a se tornar uma das principais áreas de interação em grande escala nas da década de 1990.


Richard Bartle e Roy Trubshaw e o MU

        Um precursor dos MMORPGs de hoje em dia o Domínio Multi-Usuario (ou Masmorra), MUD1, acontece online. Richard Bartle e Roy Trubshaw, dois estudantes da Universidade de Essex, escreveram um programa que permite muitas pessoas jogarem uns contra os outros on-line. MUDs tonou-se popularizado entre os estudantes universitários como uma forma de jogar jogos de aventuras e socialização entre eles. Por volta de 1984, existiram mais de 100 MUDs e variantes ativos em todo o mundo.





Em 1983
    A ARPANET se divide em ARPANET segmento de civis e MILNET e segmento militar. Devido ao sucesso da ARPANET como ferramenta de pesquisa para as universidades e de uso militar. Isso foi possível pela adoção do protocolo TCP / IP. A ARPANET foi rebatizada de "Internet" em 1995. 





Em 1984
RDIS
     A velocidade e aprimoramento da rede levaram os desenvolvedores a criarem a Rede Digital com Integração de Serviços, RDIS, (em inglês ISDN, Integrated Services Digital Network), é uma rede baseada em transmissão e comutação digitais, sendo caracterizada pela integração do acesso dos utilizadores aos diversos serviços e redes atualmente existentes através de interfaces normalizadas fisicamente suportadas numa única linha digital.

NUNES, Mario Serafim. Redes com Integração de Serviços. REDES DIGITAIS COM INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS, Set 2004. Disponivel em:<http://comp.ist.utl.pt/ec-ris/textos-aulas/1a%20parte%20RDIS.pdf> Acesso em: 01 Mai 14.

Em 1985

     A Internet moderna ganhou apoio quando a Fundação Nacional de Ciência formaram a NSFNET, o governo transferia parte da ARPANET para o NSFNET. A NSF permitia o uso comercial da Internet, pela primeira vez em 1991, e em 1995, fazendo da Internet uma indústria autossustentável.
     A NSFNET inicialmente transferia 56 kilobits de dados por segundo, uma melhoria em relação a sobrecarregada ARPANET. O Tráfego continuou a aumentar, porém, e em 1987, a ARPA concedeu a Merit Network Inc., IBM, MCI um contrato para expandir a Internet, fornecendo pontos de acesso em todo o país, uma rede com uma largura de banda de 1,5 megabits por segundo. Em 1992, a rede é atualizada para linhas T-3, que transmitem informações a cerca de 45 megabits por segundo.

DSL

   A partir do RDIS veio a exploração de tecnologias DSL iniciada em meados dos anos 1980. Quando os lideres da indústria telefônica viram a necessidade por conexões digitais de alta capacidade, conhecidas como linhas T1 e E1.
   Nas instalações de pesquisa e desenvolvimento da indústria telefone Bellcore e da AT & T Bell Laboratories, iniciaram um ardo trabalho para tornar a rede de telefonia existente algo mais eficiente e mais barato, inventando uma versão simplificado do ISDN e reduzindo o custo das linhas T1. Conhecida inicialmente como HDSL (High-Data-Rate Subscriber Line) veio eliminar a necessidade dos repetidores de sinal e garantir níveis aceitáveis de falhas e perda de sinal, trazendo mais confiabilidade na entrega de dados.
     Em 1997, mais de 450.000 linhas HDSL estavam em serviço em todo o mundo, e a tecnologia de DSL estava no mercado.

WaveLAN ( Wi-Fi)


    A WaveLAN desenvolvida inicialmente pela COMTEN, um subsidiário da NCR Corporation, passou a ser comercializado em 1988, como uma alternativa sem fio para Ethernet e Token-Ring. No ano seguinte a NCR doou o planejamento da WaveLAN ao Comitê IEEE 802 LAN/MAN, que, finalmente, chegou a ser familiarizado popularmente como Wi-Fi gratuito.

WaveLAN – History.13 Mar 2014, EMEREO PUBLISHING. Disponível em:< http://emereo.net/success/wavelan-history/ >Acesso em: 01 Mai 2014

Em 1988


Verme ARPANET “worm”

      O “Worm” de Robert Morris motivado pelo tédio inundou a ARPANET. Morris, 23 anos de idade, filho de um especialista em segurança de computadores da Agência de Segurança Nacional, enviou um verme não destrutivo por meio da Internet, mais que enchia a memoria das maquinas a ponto de desliga-las, causando problemas para cerca de 6.000 dos 60.000 usuarios ligados à rede.
      Morris foi condenado a três anos de liberdade condicional, 400 horas de serviço comunitário e uma multa de 10.050 dólares.

Em 1990

A Proposta de Berners-Lee

     A World Wide Web (Rede Mundial de Computadores - Internet) nasceu quando Tim Berners-Lee, um pesquisador do CERN, o laboratório de física de alta energia, em Genebra, desenvolveu linguagem de hipertexto, Hyper Text Markup Language (Linguagem de Marcação de Hipertexto). HTML, como é vulgarmente conhecido, permitiu a Internet se expandir para a World Wide Web, por meio de especificações por ele desenvolvidas, como URL (Uniform Resource Locator) endereçamento e HTTP (Hyper Text Transferência Protocolo) protocolo de transferência de HTML. Um browser, como o Netscape ou Microsoft Internet Explorer, seguia links e envia a uma consulta e a um servidor, o que permite ao usuário visualizar um site.
          Com esta ideia em mente, Berners-Lee desenvolveu o primeiro servidor da World Wide Web e navegador. Disponibilizou ao público, em 1991, Berners-Lee fundou o Consórcio W3, que coordena o desenvolvimento da World Wide Web 3.

Em 1993

Captura de tela do navegador Mosaic Original.

     O navegador Mosaic é liberado. Mosaic foi o primeiro software comercial que permitia acesso gráfico ao conteúdo na internet. Desenhado por Eric Bina e Marc Andreessen, do Centro Nacional de Aplicações para Supercomputador da Universidade de Illinois, Mosaic foi originalmente projetado para um sistema Unix rodando X-Windows. Em 1994, Mosaic estava disponível para vários outros sistemas operacionais, como o Mac OS, Windows e AmigaOS.

Em 1994
    Netscape Communications Corporation foi fundada. Netscape foi originalmente fundada pela Mosaic Communications Corporation em Abril de 1994 por Marc Andreessen, Jim Clark  e outros. Seu nome foi rapidamente modificado para Netscape com isto a entrega do primeiro browser em Outubro de 1994.
    No dia da oferta publica inicial do Netscape em Agosto de 1995, os preço das ações foram de 28 dólares para 54 dólares nos primeiros minutos de negociação, avaliando a empresa em 2 bilhões de dólares. Netscape contratou muitos dos programadores do Vale do Silício para fornecer novos recursos e produtos e começou o boom da Internet dos anos 1990.

Timeline of Computer History, Networking. Mountain View: COMPUTER HISTORY MUSEUM, Disponivel em: < http://www.computerhistory.org/timeline/?category=net > Acesso em: 30 Abril 2014.


Em 1995

    Foi aberta para todo brasil as portas para utilização da internet em grande escala com o fornecimento de conectividade a provedores de acesso comercialmente.

Em 1996
Modem de 56K

    Inventor canadense e engenheiro elétrico Brent Townshend criou um conceito central, que em 1996, que serviu de base para o que é conhecido como o modem de 56K bits/seg, um aparelho inovador e crítico, que pela primeira vez permitiu a transferência de dados entre dois computadores em alta velocidade .
Inventor of the Week Archive. Massachusetts: LEMELSON-MIT Disponivel em:< http://web.mit.edu/invent/iow/townshend.html> Acesso em: 01 Mai 14.

Em 1998

    Shawn Fenning, um universitário norte-americano de Boston, aos 18 anos, desenvolveu um programa que designou por seu apelido no colégio: Napster.
    Uma rede P2P, ("Peer-to-Peer", "ponto a ponto") tem uma arquitetura de sistemas distribuídos caracterizados pela descentralização das funções na rede, ou seja, cada nó realiza tanto funções de servidor quanto de cliente.
    Assim, um programa P2P permitiria compartilhamento de arquivos de música (principalmente de arquivos mp3). Como se vê na seguinte figura, o Napster disseminou o conceito de conexão usuário-usuário ao invés da existente usuário - servidor.

Computador e Internet: 1990-1999, Pará:UFPA. Disponivel em:<http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h196.htm> Acesso em: 01 Mai 14

Em 2000
    A chamada "bolha da internet" teve seu ápice em 2000. Em março a bolsa eletrônica Nasdaq atingiu pontuação recorde de 5.048,62 pontos. Depois, entrou em queda que chegou a 74% em 30 meses. O valor das ações das empresas de tecnologia caiu fortemente em mercados de todo o planeta.
              
    Após alguns segundos de um ruído irritante era possível ter acesso a internet, utilizando uma placa de Fax/Modem era possível conectar a internet, foi nesse momento que em todo território nacional as pessoas conseguiram conhecer algo muito comum no mundo todo, ainda hoje existem pessoas utilizando a conexão discada para acessar a rede.

Em 2009

Rede 10 Gigabit
    O padrão de Ethernet 10 Gigabit foi publicado em 2002 como IEEE 802.3ae e é considerado até então a versão com melhor taxa de transferência de dados até meados de 2010. Sendo implementada em LAN's (Local Area Network), MAN's (Metropolitan Area Network) e WAN's (Wide Area Network) devido ao grande potencial de transmissão de dados a logo alcance, sem necessidade de repetição a cada 40km.
    O que promove o aumento dessa velocidade é a redução na duração do tempo de bit, que é transmitido a uma velocidade e 0,1 nanosegundo entre dois bits ou seja 1.000 mais rápido que numa conexão de 10Mbps.

Ethernet 10 Gigabit. 18 Mai 13. WIKIPEDIA.Disponivel em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet_10_Gigabit > Acesso em: 01 Mai 14.

Em 2010

O IEE começou a trabalhar no padrão 802.bae em 2006.
     O padrão de Ethernet 100 Gigabit foi publicado em 2010 como IEEE 802.3bae é resposta a necessidades do mercado que exige cada vez mais velocidade na transmissão de dados.
    A idéia é disponibilizar duas larguras de banda distintas 40 G para conectividade para servidores e 100 G para centrais de rede de alta performance.

Para 2020

1 Terabit por segundo

     Onde vamos parar? Será que já não é suficiente? A busca pela velocidade na transmissão de dados cresce de forma exponencial ao ponto de será possível num futuro próximo chegarmos a instantaneidade das transmissões de dados.
     O que até então já era considerado uma inovação torna-se obsoleto perante os estudos em busca de uma taxa de transmissão ainda maior, devido a demanda pelo uso da banda larga para Internet a velocidade de 400 gigabits a 1 terabit por segundo, já o padrão de alta velocidade de 40 gigabits por segundo até 100 gigabits por segundo esta sendo utilizado no mundo a fora por grandes empresas e provedores e já é possível acesso a população da velocidade de 10 gigabits por segundo em roteadores mais baratos, o que infelizmente não ocorre ainda em nosso pais, e não temos previsão de quando teremos acesso a essa velocidade por um problema cultural.
     A IEEE tem uma previsão que em 2020 a exigência será por uma velocidade de 100 vezes a atualmente fornecida e descobriu que o trafego total está dobrando a cada 18 meses, enquanto as conexões com fio estão crescendo a uma taxa de 25 % ao ano, sem fio está crescendo a uma taxa de 39% ao ano, e as conexões de dados móveis estão crescendo a uma taxa de 92% ao ano.

Hold Onto Your Butts: IEEE Working on 1 Terabit-Per-Second Ethernet Standard, 20 Ago 2012. GEEKOSYSTEM. Disponível em:< http://www.geekosystem.com/ieee-1-terabit-ethernet/ > Acesso em: 01 Mai 2014





3 comentários:

  1. Impressionante a história das redes, vida longa ao cobre. Somos privilegiados por vivermos em uma época em que as comunicações são tão instantâneas. Imagina se ainda utilizássemos pombos correio e tivéssemos que soltá-los a partir das nossas janelas? Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. É uma história muito interessante, mas o texto ficou muito grande e meio desorganizado, me perdi algumas vezes, principalmente com a constante interrupção do mesmo por imagens e pela falta de conexão entre os tópicos, em alguns momentos. Além isso, dá uma editada no texto onde fala sobre ARPANET e MILNET (a imagem diz uma coisa e o texto outra) e na parte do HTML (que ficou "estendido" como "Text Hyper Markup Language", em vez de "Hyper Text").

    ResponderExcluir
  3. O post devia estar em processo de edição, acredito que agora ficou melhor organizado, e foram feitos alguns resumos para minimizar o conteúdo mantendo o que realmente importa, e feita as devidas correções.

    ResponderExcluir