segunda-feira, 16 de junho de 2014

A bussola moderna, GPS


O homem sempre procurou formas de orientar, encontrar o melhor caminho e chegar mais rápido ao destino desejado, foram muitas as invenções que permitiram que isso fosse possível, O astrolábio criado para se orientar pelos astros, o sextante permitia encontrar o ponto mais preciso de orientação inclusive medindo a distancia e altura ,a bussola permitia a orientação em relação ao polo e todas essas invenções ainda assim para serem eficientes necessitavam de um mapa ou carta de náutica para se encontrar o posicionamento aproximado no mundo.





Com o lançamento do satélite russo Sputinik em 1957 e o americano Vanguard em 1958 iniciando com o sistema Navstar, em 1967 foi liberado para uso civil o sistema NNSS ou Transit e em 1973 iniciou-se o desenvolvimento do GPS (global positioning system) para substituir com eficiência as antigas metodologias. Como seu uso era exclusivamente militar só em meados de 2000 foi possível remover algumas restrições de precisão que até então era cerca de 90 metros para atuais 5m.
 








Como funciona?

O sistema foi projetado para que em qualquer lugar no mundo e a qualquer hora existam 4 satélites que emitam diversos comprimentos de onda em radiofrequência e permitem localizar a posição exata do transmissor em solo. A grande vantagem do sistema de localização é que não depende de condições climáticas satisfatórias para funcionar e ainda permite passar informações quanto a velocidade, condições climáticas, tempo e coordenadas tornando se assim a forma mais eficaz para navegação e orientação que os sistemas antecessores.







Utilização:

Hoje o sistema esta em navios, aeronaves, carros, aplicativos para celular, até mesmo em relógios, sabemos onde estamos e para onde ir, qual o caminho mais curto para chegar ao destino, da mesma forma que é possível saber onde uma determinada pessoa está, onde um carro está estacionando ou rastrear um caminhão de carga, logo o GPS pode ser utilizado no controle de trafego e na segurança publica.
Ainda existe o uso do GPS para posicionamento de objetos e dados no espaço, movimentação de placas tectônicas, correção geométrica de aero fotos, imagens de satélite, levantamento geodésicos, cartográficos e geológicos.

A técnologia continua evoluindo em mecanismos mais ageis e precisos de localização,  emitindo sinais em frequecias melhores que as atualmente utilizadas, para atender a demanda crescente de aplicações e equipamentos que a utilizam.

 Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/DIDATICOS/LANDIM/textogps.pdf> Ultimo acesso: 17 de maio de 2014
 Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_posicionamento_global > Ultimo acesso: 17 de maio de 2014


6 comentários:

  1. Interessante que o sistema GPS pode ser e é usado tanto em viagens longas quanto para guiar em caminhos curtos, e nesse ultimo ponto, o GPS atualmente é mais rápido e seguro que aquela informação que a gente tinha que perguntar a alguém na rua e as vezes se complicava mais ainda e errava o caminho.

    ResponderExcluir
  2. O bom é que hoje qualquer pessoa pode desfrutar desse sistema, sendo por um aplicativo de celular, sendo muito usado também em carros, navios e ate mesmo em relógios como você citou. O GPS ele vem sendo bem aperfeiçoado, um caso que exemplifica esse termo é o Street View que permite a você explorar lugares no mundo todo, através de imagens panorâmicas, em 360 graus, no nível da rua.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que uma maior liberação de precisão do GPS já tinha ocorrido para uso civil. Muito interessante a evolução de como se orientar, o que os navegadores faziam no passado era uma coisa quase que sobrenatural, no instinto mesmo. A título de ilustração, tentaram, recentemente, realizar uma viagem semelhante a que Colombo fez para descobrir a América restringindo-se só a tecnologia da época, inclusive usando uma caravela; o resultado foi que não conseguiram chegar, os caras lá do passado eram muito bons. A rota traçada por Colombo ainda hoje é utilizada para rotas comerciais sobre o atlântico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo antigamente ou as pessoas eram muito boas em viajar pelo mar se orientando com o que tinham ou morriam.

      Excluir
    2. E muitos morriam... não podemos também desconsiderar as condições marítimas, o mar é imprevisível, sorte contava muito!

      Excluir
  4. O GPS hoje esta muito avançado é impressionante como ele pode falar onde estou para onde quero ir, e ainda ver varias rotas diferentes, saber qual vai ter mais ou menos transito, escolher a melhor rota e ainda me mostra a media do tempo do local que estou para onde quero chegar.

    ResponderExcluir