domingo, 15 de junho de 2014

TV Digital, Analógica, por Satélite... E muito mais!

    Televisão, objeto encontrado em 97,2% (PNAD/IBGE 2012) dos domicílios brasileiros. Tendo sua função atual entreter e informar, existem várias formas desses "dados" chegarem para todos.


Modos de transmissão:
Radiodifusão
http://abtu.org.br/site/wp-content/uploads/2014/01/radiodifus%C3%A3o.jpg
    O início das transmissões surgiu com a radiodifusão (década de '20) que é caracterizada por transmitir ondas na frequência entre 3 e 300 GHz (Radiofrequência), que são moduladas, ou seja, as informações (imagem, som) são adicionadas a ondas eletromagnéticas, que se propagam pelo espaço. Apesar de sua criação em 1912, apenas em 1948, com a criação do transístor, que finalmente a radiodifusão se tornou popular com a comercialização de rádios e, posteriormente, de televisões. Sim, televisões também usavam a radiodifusão para transmissão de sinal.
   

TV a Cabo
http://www.antenasuperview.com.br/wp-content/uploads/2012/03/cabo_coaxial.jpg
    Também existe a famosa TV a cabo, que não necessariamente significa TV por Assinatura. Ela, na verdade, surgiu para que moradores de áreas remotas pudessem ter acesso às transmissões, mas não podiam recebê-las por conta da distância das torres de transmissão ou por morarem em vales ou locais cujo sinal não pudesse ser recebido. Para isso, são montadas anteras receptoras e amplificadores e por eles são estendidos cabos até as residências que usam esses serviços. Ao passar do tempo, esse serviço foi sendo aprimorado.
    Hoje, os cabos que eram usados (chamados coaxiais, que dependendo da distância, perdiam o sinal) estão sendo substituídos por fibras ópticas, que são mais estáveis, mantendo o sinal, e seguras, impedindo os famosos "gatos".


TV por Satélite
http://rrupta.files.wordpress.com/2013/09/satc3a9lites-de-telecomunicac3a7c3b5es.jpg
    Basicamente, a emissora envia o sinal, modulado em uma frequência específica dessa emissora para o satélite dela e este envia para as casas, que são previamente equipadas com mini antenas-parabólicas e receptores, que recebem o sinal (antenas) e convertem e amplifica os sinais em imagem e som(receptor). Esse sistema possibilita uma qualidade de imagem e som muito melhor, quando usado o sinal digital.


Tipos de Sinais:
Sinal Analógico e Digital
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQodA-2NI4oyYuKrR_JN-kFXNucZnW_aKLBONFN2ZyK1MDtox89ZCSePiG0JVzT5bNb9allvobpVnqPIaY4whgN7485BwyfDRFmLrQHYDnYW9iAaHTeyuKD8490XKxU5enChXCaYWovtI/s320/tvset.gif
    Dentre os sistemas de transmissão existem o Analógico e o Digital. O sinal analógico envia para o receptor sinais análogos (iguais) aos enviados, ou seja, existe uma grande possibilidade de distorção e criação de ruído na imagem e no som, porém na digital, os sinais são criptografados em códigos binários antes de serem enviados e a qualidade é mantida.


Atenção!!
TV Aberta e Por Assinatura:
    Enquanto a TV aberta, qualquer um pode receber o sinal, a TV por assinatura só pode ser acessada com pagamento e instalação de equipamento específico de certa emissora (na teoria). Fácil, não? Só quero esclarecer que TV A CABO e TV POR ASSINATURA são coisas TOTALMENTE diferentes. Por mais que hoje não se encontre TV a Cabo aberta, como explicado em sua definição, ela era aberta, mas foi privatizada. Muitas pessoas se referem à TV por Assinatura como a Cabo, mas isso está errado. A SKY, TV por assinatura, por exemplo, é por Satélite.


Atenção de novo!!!
Sinal digital não significa imagem boa!
    Muita gente que recebe sinal digital reclama às vezes da qualidade da imagem. O sinal não vai interferir na performance da sua TV se esta não for de qualidade. Se você tiver uma Televisão de tubo, sua imagem não será tão boa quanto a de uma pessoa com TV de LED, LCD ou PLASMA. O foco não é os tipos de tela, mas no fato que a qualidade só será plena se a transmissão do sinal, o receptor e a tela forem de qualidade. Não adianta ter sinal bom e TV ruim ou sinam ruim e TV boa. Tem que haver equilíbrio.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   Referências

_PINHEIRO, L. . TechTudo [Internet], Como funciona a TV a cabo. Brasil, 20 Mai 2013. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/05/como-funciona-tv-cabo.html>. Acesso em: 13 jun 2014.

_Mundo Estranho [Internet], Como funciona a TV a cabo?. Brasil, ??-???-????. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-a-tv-a-cabo>. Acesso em: 13 jun 2014.

_Teleco - Inteligência em Telecomunicações [Internet], Estatísticas de Domicílios Brasileiros (IBGE - PNAD). Brasil, 27 set 2013. Disponível em: <http://www.teleco.com.br/pnad.asp>. Acesso em: 13 jun 2014.

_Wikipédia [Internet], Radiodifusão. Brasil, ??-???-????. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiodifusão>. Acesso em: 13 jun 2014.

_Wikipédia [Internet], Televisão por satélite. Brasil, ??-???-????. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Televisão_por_satélite>. Acesso em: 13 jun 2014.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário