domingo, 25 de maio de 2014

Death Battle: Bluetooth vs. Infravermelho


Fonte: Autoria própria. 
(P.S.: Perdoem minha falta de habilidade de edição. :V)

Quem aqui se lembra daqueles celulares com infravermelho? Eu tinha um e, por mais que eu gostasse dele, a raiva era grande quando eu ia enviar uma música para o celular de um amigo e nós afastávamos os celulares sem querer. com o Bluetooth, não é mais necessário deixar os aparelhos "grudados" um no outro pra transferir arquivos. Um viva à tecnologia!

Hoje em dia, O bluetooth é a tecnologia que simboliza a transferência de arquivos e dados entre dispositivos variados. Bem distribuido no mercado de eletrônicos, é praticamente um sinônimo de WPAN (Wireless Personal Area Network), sendo mais prática que USB e mais rápida que o próprio IR (Sigla para infrared, infravermelho em inglês). Como nada é perfeito, vamos fazer uma comparação técnica entre essas duas tecnologias e descobrir suas vantagens e desvantagens.

Infravermelho

Características:

-Baixo custo no mercado;
-Taxa de transferência máxima de 100 mbps, segundo o site oficial;
-Econômico (usa pouquíssima energia);
 -Seguro (não "vaza" informações nem interfere em outros sinais de rede).

Desvantagens:

-Alcance limitado a 4,5m;
-necessário alinhamento físico entre aparelhos.



Conhecido pelo nome da radiação utilizada para a transferência de dados (Wikipedia, [2014?]), a tecnologia adotada e desenvolvida pela IrDA (Infrared Data Association - uma associação sem fins lucrativos para o desenvolvimento da tecnologia infravermelho) foi incorporada ao mercado de eletrônicos no início dos anos 80 (IrDA, 2011?) e perdura até hoje em diversos ramos da tecnologia, de televisores a equipamentos e tratamentos médicos e, pasmem, redes PAN!  Apesar de não ser muito reconhecida, seu custo extremamente baixo e a segurança que esse tipo de comunicação de dados oferece (Como o infravermelho é um tipo de radiação luminosa - apesar de não ser visível a olho nu - ela possui as mesmas propriedades físicas que a luz visível; resumindo, não ultrapassa objetos sólidos opacos como paredes) (IrDA, [2011?]), é mais que adequada para a transferência de informações sigilosas de grandes empresas, por exemplo.

Talvez você não saiba, mas seu celular pode ter essa tecnologia. Em 2013, a Samsung implantou dispositivos de emissão de raios infravermelho no modelo Galaxy S4, com o objetivo de permitir o uso do aparelho como um controle remoto universal sem necessitar de conexões à Internet ou uma Smart TV, por exemplo. (Samsung, 2013) Além disso, como a radiação infravermelha é inofensiva à saúde e não interfere em outros tipos de sinal (rádio, satélite, wi-fi, etc.), seu uso é livre em praticamente qualquer lugar, principalmente hospitais. (IrDA, [2011?]) A quem interessar, um vídeo explicando como ativar esse recurso:



O que pode ser uma das melhores vantagens do Infravermelho, no entanto, também é a origem de sua maior desvantagem. Como eu já disse antes, a radiação não pode ultrapassar objetos opacos (já que é energia luminosa), o que, ao mesmo tempo que aumenta a segurança, limita seu uso ao interior de cômodos, ainda assim com uma distância máxima de 4,5 metros, e não suporta o envio e recebimento de dados simultaneamente. Além disso, a tecnologia exige alinhamento entre os pontos de envio e recebimento do sinal; qualquer desvio de um dos aparelhos e a comunicação é interrompida, o que explica por que não dá pra mudar o canal da TV sentado no sofá lateral.

Apesar disso, a IrDA continua a desenvolver a tecnologia ao seu potencial máximo, prometendo aumento na taxa de transferência de dados e na variedade de usos para os dispositivos. (IrDA sabe como vender o produto, hehe.)



Bluetooth


Características

-Alcance de até 100 metros (em dispositivos de Classe 1);
-Taxa de transferência de até 24 Mbit/s;
-Multiuso (conexão versátil);
-Permite transferência múltipla de dados.

Desvantagens

-Possibilidade de interceptação de dados por terceiros;
-Possibilidade de interferência de sinal em outros dispositivos (não recomendado usar em hospitais).


Pra falar a verdade, eu não sei nem por onde começar a falar sobre o Bluetooth. São tantas informações, classificações, protocolos e outras coisas que é difícil se situar. Enfim, mais fácil mostrar do que falar.




Resumindo o vídeo (e na esperança de que todo mundo aqui entenda inglês falado :P), o nome bluetooth é uma homenagem ao rei Harald Blåtand, que reinou sobre a Dinamarca a partir de 958 e Noruega por 10 anos, falecendo em batalha em 985 ou 986. (Wikipedia, [2014?]) e sendo conhecido por sua atuação noa propagação do cristianismo nesses países. A tecnologia bluetooth é uma poderosa ferramenta de comunicação entre dispositivos por meio de ondas de rádio de curta-distância. É mundialmente aplicada nos mais diversos eletrônicos, sendo possivelmente uma das tecnologias de conexão mais utilizada no mundo.

E por ser extremamente popular, também tem suas vulnerabilidades. Há, por exemplo, um problema de interferência quando o dispositivo está próximo de aparelhos que geram ondas de rádio na frequência de 2,4 GHz ou 5 GHz (o que inclui redes wi-fi, aparelhos de micro-ondas e marcapassos), onde o dispositivo bluetooth pode causar ou sofrer tal interferência. (WIKIPEDIA, [2014?]) Além disso, por mais que o uso de senhas de pareamento deem uma sensação de segurança, há programas que permitem a invasão de um aparelho com bluetooth para spam (Bluehacking), roubo de informações do usuário (Bluesnarking) e a tomada de controle do aparelho (Bluebugging). (FERNANDES, 2013)


Conclusão: Empate?

Pois é, cada tipo de tecnologia tem suas vantagens, desvantagens e recomendações variadas de usos. O infravermelho, por ser mais seguro, inofensivo à saúde e não interferir em outros sinais, pode ser recomendado (como tipo de conexão) a lugares que necessitem maior sigilo de informações ou cuidados com equipamento, como hospitais e escritórios de empresas. Ele está em todo lugar e é mais discreto do que imaginamos, mas ainda extremamente limitado em termos de alcance e praticidade. O bluetooth é acessível, e por ser uma tecnologia direcionada para compartilhamento e transferência de dados, é rápido e prático, fora uns problemas com interferência. Grande parte dos celulares já possuem Bluetooth implantado; mas sinceramente não é muito seguro para quem tem algum segredo importante a ser guardado.

Fica a critério de cada um escolher a tecnologia mais apropriada à sua realidade.





Referências:

WIKIPEDIA. Infrared Data Association. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Infrared_Data_Association>. Acesso em 22 mai 2014.

ASSOCIATION, Infrared Data. What is Infrared? Disponível em:<http://irdajp.info/what.html>. Acesso em 22 mai 2014.

SAMSUNG ELECTRONICS. Tomorrow Works. 10 Hidden Features of the Galaxy S4. Disponível em:<http://global.samsungtomorrow.com/?p=25932>. Acesso em 23 mai 2014.

OLHAR ANDROID. Galaxy S4: IR LED e WatchON - Controle Remoto Universal com Android 4.2.2 - Tutorial em Português. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=G6BQcuj2hgk&feature=youtu.be>. Acesso em 24 mai 2014.

WIKIPEDIA. Bluetooth. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Bluetooth>. Acesso em 24 mai 2014.

_____. 09: Characteristics, Advantages and Applications of Bluetooth Technology. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y0iFPwiUGXc&feature=youtu.be>. Acesso em 25 mai 2014.

WIKIPEDIA. Electromagnetic Interference at 2.4 GHz. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Electromagnetic_interference_at_2.4_GHz>. Acesso em 25 mai 2014.

FERNANDES, João. Wintech Kaspersky Labs: Os riscos das ligações por Bluetooth. Disponível em: <http://wintech.pt/wintech-kaspersky-lab/14253-wintech-kaspersky-labs-os-riscos-das-ligacoes-por-bluetooth>. Acesso em 25 mai 2014.

2 comentários:

  1. A melhor tecnologia é aquela que melhor se adapta as condições do usuário. Mas como os avanços dessas tecnologias são muito rápidos, as que consideramos melhores hoje, amanhã são adjetivamente chamadas de ultrapassadas. O Bluetooth tem-se mostrado mais eficaz, atualmente é predominante e espera-se muito da sua nova versão 4.0.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Não sei até onde é válido fazer menção ao NFC, mas esta tecnologia é a nova menina dos olhos do mercado, não acho que vá substituir o Bluetooth, já que só funciona em maior proximidade em relação ao último. NFC significa Near Field Communication e sua aplicabilidade é dá mais variada possível, inclusive para realizar pagamentos utilizando-se dos adesivos compatíveis com o dispositivo e, mesmo sem uma fonte de energia direta, são capazes de contabilizar a ação. Em um fictício possível embate entre as duas tecnologias, não acho que elas se sobrepõem, mas qual das duas você acha que ditará o mercado nos póximos anos?

    ResponderExcluir