domingo, 18 de maio de 2014

Porque nossa internet é lenta?




Você começa a assistir uma vídeo aula no YouTube e no meio do streaming o vídeo para , dai você pausa o vídeo e espera carregar mais alguns minutos antes de voltar assistir, isso quando ele não trava e é preciso atualizar a pagina, quantos já não se sentiram incomodados com essa situação.


Porque a internet no Brasil é tão lenta?, antes de chegarmos a uma conclusão vale a pena lembrar que a conexão da internet é disponibilizada através de uma rede de cabos de telefonia desde seu nascimento, logo com a chegada da fibra ótica as comunicações tornaram-se mais rápidas e eficientes e atualmente com a telefonia móvel a banda larga pode ser disponibilizada por frequência de radio entre tanto com uma velocidade um pouco mais reduzida, isso se deve ao fato dessas ondas encontrarem muitas barreiras, porém a grande maioria das conexões ainda é efetuada através dos cabos de cobre.

O Brasil é um país de dimensões continentais, e para distribuir cabos, fibras e antenas por um território tão grande dependem de muitos investimentos, tanto por parte do governo como das operadoras de telecomunicações que são as principais fornecedoras do serviço, pelo mesmo motivo o valor da internet é mais elevado uma vez que são necessários gastos com material e mão de obra.


Olhar Digital, Por que a internet brasileira é tão lenta?. Disponivel em: <http://olhardigital.uol.com.br/embed/37005/37005> Ultimo Acesso em: 18 de maio de 2014

A Inclusão Digital



Ministério da Comunicação, Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Disponivel em: <http://www.mc.gov.br/acoes-e-programas/programa-nacional-de-banda-larga-pnbl> Ultimo Acesso em: 18 de maio de 2014

Como somos um pais onde a distribuição de renda ainda é um problema o grande numero de novos usuários são das classe C e D que moram em regiões onde a internet disponível é a de pior qualidade, mais isso também acontece em outros países é nesse momento que as políticas de inclusão digital pode contribuir com a mudança desse quadro.

O Governo federal desde 2005 vem promovendo vários programas de inclusão digital como o Computador para Todos - Projeto Cidadão Conectado que distribuiu mais de 19mil computadores, além de subsídios na compra de computadores para quem recebia até 3 salários mínimos, linhas de crédito para parcelamento na compra de aparelhos e isenção de impostos. Houve ainda a criação do Plano Nacional de Banda Larga promovido pelo ministério das telecomunicações que prometeu levar internet de 1Mbps a todos os munícipios brasileiros  e a preços mais acessíveis, através da fibra ótica administrada pela Telebrás.

Lei reguladora da qualidade de Banda Larga


A Resolução Anatel 574 e 575 de 28 de Outubro de 2011 definiu regras para as operadoras fornecerem um a velocidade de transmissão instantânea de 30% da conexão máxima contratada e uma taxa de transmissão média de 70% da conexão máxima contratada, e 40% a 80% a partir de novembro de 2014. No entanto isso abre o precedente de não garantia do fornecimento da velocidade integra ou seja 100% da conexão contratada. Esta prática fere o que está previsto no artigo 24 do Código de Defesa do Consumidor.

Mas poderíamos atribuir como consequência da má qualidade do serviço de banda larga no país, o conformismo e a falta de conhecimento da leis por muitos brasileiros, seja pela falta de educação ou pela pouca divulgação e ainda aliado ao capitalismo descompromissado com o bem comum, exercido pelas operadoras que após fornecerem o serviço de má qualidade só o corrige caso haja reclamação por parte do consumidor, quando não usam como defesa a própria regulamentação da Anatel para justificar a má qualidade do serviço.

Consequentemente todos esses fatores contribuem para o não investimento dos fornecedores de internet, que se acomodam uma vez que se a população se satisfaz com pouco não há porque trazer conexões mais velozes, mais caras que exijam maiores custos, não investe em atendimento nem mesmo em tecnologias para aperfeiçoarem os sinais de transmissão, não se informam sobre as leis ou as politicas públicas, nem com quem elegem para promovê-las. Portanto talvez o real motivo do baixa qualidade da internet no brasil deva ser atribuída ao própria população.

Disponivel em: http://olhardigital.uol.com.br/video/37005/37005> Ultimo acesso em: 18 de maio de 2014
Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_digital> Ultimo acesso em: 18 de maio de 2014
Disponivel em: <http://www.mc.gov.br/acoes-e-programas/programa-nacional-de-banda-larga-pnbl> Ultimo acesso em: 18 de maio de 2014
Disponivel em: <http://legislacao.anatel.gov.br/resolucoes/26-2011/68-resolucao-575> Ultimo acesso em: 18 de maio de 2014
Disponivel em: <http://www.pppadvogados.com.br/Publicacoes.aspx?v=1&nid=1346> Ultimo acesso em: 18 de maio de 2014
Disponivel em: <http://www.otempo.com.br/capa/economia/internet-ilimitada-tem-limite-1.793727> Ultimo acesso em: 18 de maio de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário