sexta-feira, 30 de maio de 2014

VoIP - A evolução das Telecomunicações



Com base nas outras informações postadas aqui no blog, é interessante pensar que se no Brasil a qualidade da internet fosse idênticas a de outros países desenvolvidos, nós brasileiros utilizaríamos muito menos telefones fixos, planos, pacotes e créditos de voz para nos comunicarmos e em contra partida contrataríamos muito mais serviços de internet.

Conforme pesquisas  11% dos usuários de celular utiliza apenas o serviço de Voz, 48% dos usuários utilizam os serviços de Voz e SMS enquanto 40% utilizam somente dados, logo a maioria ainda utiliza voz para se comunicar, porém devido às redes sociais, e programas de comunicação através de texto pela internet o numero de contratações de serviços de internet vem aumentando exponencialmente. 

O uso do celular no Brasil, Agencia Mestre. Disponível em :http://www.agenciamestre.com/infograficos/o-uso-do-celular-no-brasil/ Acessado em:  30 de maio de 2014.

Mediante a esse cenário e se fosse disponibilizada uma internet de qualidade os brasileiros poderiam utilizar com maior frequência o serviço de VoIP ( Voz sobre IP ) ou seja voz sobre protocolo de internet, essa tecnologia permite a realização de chamadas telefônicas através da internet, permitindo falar durante horas e a um custo extremamente reduzido tanto para ligações locais como para ligações a longa distancia e internacionais, bastando possuir um computador, tablet, smartphone, celular com aplicativo instalado ou um aparelho VoIP com acesso a internet para poder se comunicar.
Essa tecnologia se utilizada com mais frequência poderia reduzir muito a comunicação através dos meios convencionais de telecomunicação.

História:

Algo que parece ser muito recente, porém seu desenvolvimento iniciou em Israel em 1995, utilizando recursos de multimídia de um desktop para iniciar conversas através da internet, meses depois a Vocaltec Inc., lançou o Internet Phone Software um programa dedicado a comunicação por VoIP, o sistema sofria com as desconexões e interrupções durante a chamada. Em 1998 com o desenvolvimento da internet e inúmeros recursos nas telecomunicações, veio a possibilidade de comunicação de computador para telefone, bem como telefone para telefone.
Posteriormente surgiram Gateways e dispositivos ATA ( Analog Telephone Adapter ou Adaptador para Telefone Analógico), interligando PABX’s utilizando o IP como meio de comunicação

Mais a grande mudança foi quando começaram a fabricar aparelhos que conseguiam realizar a conversão de dados de vós para comunicação analógica de telefonia e vice versa, permitindo que o VoIP se torna-se mais acessível.

Como Funciona?:

Basicamente o VoIP converte sinal de vós analógico através da quebra da conversação em pacotes de dados em sinal digital e o transmite através da internet ou redes privadas, que pode ser compactada ocupando menos espaço que uma chamada convencional.
Para o sistema funcionar é necessário um computador com caixas de som, microfone e um software instalado, ou smartphone com o devido aplicativo responsável pela comunicação através de pacote de dados.

Essencialmente a comunicação é realizada pela WAN (Word Area Network), ou seja, a internet deve ser de boa qualidade e que permita o envio de pacotes de forma ininterrupta para que a tecnologia possa ser usada com eficiência.

Além do protocolo IP o sistema utiliza outros protocolos para conversão e interpretação dos dados são:

H.323 – Foi o primeiro protocolo utilizado definindo as especificações em tempo real de dados para vídeo, e dados para vós, com qualidade relativa.

SIP ( Session Initiation Protocol ) – Mais eficiente e mais simples, permitindo estabelecer sessões de duas partes(ligações comuns), sessões de várias partes(conferencias) e sessões de multidifusão (um transmite e vários recebem), contendo áudio , vídeo e dados. Permite uma variedade de outros recursos.

RTP (Real Time Protocol) – Ordena os pacotes e faz com que sejam recebidos na mesma ordem em que foram enviados possibilitando a transmissão em tempo real e interpolando os pacotes caso ocorra atraso.

RTCP (Real Time Control Protocol) – Responsável pelo monitoramento e compreensão dos dados

RSVP (Resourse Reservation Protocol) – Aloca parte da banda disponível para a transmissão de vós.
O Gateway geralmente é responsável para converter os sinais analógicos em digitais e vice e versa, ele  interliga o VoIP a rede de telefonia convencional.



Vantagens

• Tudo em um pode prover serviços de transmissão de dados, telefonia, fotos e vídeo;
• Custo zero para ligações entre PC para PC e de Telefone IP para outro Telefone IP;
• Redução drástica de custos para ligações interurbanas e internacionais;
• Eficiência em comunicação com custo acessível;
• Integração com o PABX de empresas;
• Correio de Voz com integração de correio eletrônico;
• Centralização do fluxo telefônico gerando melhor controle;  
• Fácil Implantação dos equipamentos VoIP;
• Suporte e assistência permanentes;
• Qualidade de voz equivalente à telefonia convencional;
• Mobilidade e flexibilidade dos ramais, já que os ramais dotados de infra-estrutura
VoIP (IPFone, Softfone ou dispositivo ATA - Adaptador para Telefone Analógico) podem se conectar em qualquer lugar do mundo através da internet ou IPfones.

Desvantagens?

São poucas as desvantagens a mais evidente é dependência de rede elétrica para seu funcionamento uma vez que as redes de telecomunicação convencionais não o são, e de uma internet de boa qualidade.

A internet via satélite e 3G podem promover atraso ou latência na comunicação devido ao atraso de propagação.

Por fim a segurança pode ser um problema uma vez que ainda não disponibilizaram a possibilidade de criptografar as informações transmitidas, porém podem ser tomadas outras medidas a fim de melhorar esse fator.

Comparando a segurança telefonia convencional onde basta um aparelho ou interceptador e um cabo conectado a rede telefônica para espionar qualquer chamada isso não ocorre com o VoIP onde é necessário ter uma maior conhecimento da área para ter acesso as chamadas.
 

Anatel está por fora!

A Anatel não regula diretamente o VoIP, somente em caso da operadora comercializar o próprio meio de comunicação para transmissão dos dados, caso contrario ela apenas regula a operadora fornecedora do acesso a internet, não o provedor de VoIP.

As operadoras em pânico...

A VoIP vem sendo a promessa de substituição do meio convencional de telefonia fixa e móvel, devido ao seu baixo custo, isso deixou a principio as operadoras muito preocupadas com a difusão da tecnologia, porém já a alguns anos as principais operadoras do mercado vem mudando suas táticas de comercialização de serviço de vós e dados, barateando o custo de chamadas ou até mesmo gratuidade em troca da comercialização de pacotes de dados “ilimitados”. 

Existem vários programas e empresas na corrida para oferecer o serviço mais completo e melhor do mercado como o MSN Menssenger, Net2phone, X-ten,Google Voice, Apple Facetime,Facebook Messenger, GoToMeeting,Cisco Webex, Skype, etc. Onde o lider no mercado de VoIP no momento é a Skype, que vem arrecadando milhões com o serviço disponibilizando apliciações e aparelhos para todos os sistemas e interesados.





Disponivel em: <http://revista.univar.edu.br/downloads/tecnologiavoip.pdf> Acessado em: 31 de maio de 2014
Disponivel em: <http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalPaginaEspecial.do?codItemCanal=1216>
Acessado em: 31 de maio de 2014
Disponivel em: <http://www.agenciamestre.com/infograficos/skype-a-historia-e-os-numeros-atuais/>
Acessado em: 31 de maio de 2014

domingo, 25 de maio de 2014

Death Battle: Bluetooth vs. Infravermelho


Fonte: Autoria própria. 
(P.S.: Perdoem minha falta de habilidade de edição. :V)

Quem aqui se lembra daqueles celulares com infravermelho? Eu tinha um e, por mais que eu gostasse dele, a raiva era grande quando eu ia enviar uma música para o celular de um amigo e nós afastávamos os celulares sem querer. com o Bluetooth, não é mais necessário deixar os aparelhos "grudados" um no outro pra transferir arquivos. Um viva à tecnologia!

Hoje em dia, O bluetooth é a tecnologia que simboliza a transferência de arquivos e dados entre dispositivos variados. Bem distribuido no mercado de eletrônicos, é praticamente um sinônimo de WPAN (Wireless Personal Area Network), sendo mais prática que USB e mais rápida que o próprio IR (Sigla para infrared, infravermelho em inglês). Como nada é perfeito, vamos fazer uma comparação técnica entre essas duas tecnologias e descobrir suas vantagens e desvantagens.

Infravermelho

Características:

-Baixo custo no mercado;
-Taxa de transferência máxima de 100 mbps, segundo o site oficial;
-Econômico (usa pouquíssima energia);
 -Seguro (não "vaza" informações nem interfere em outros sinais de rede).

Desvantagens:

-Alcance limitado a 4,5m;
-necessário alinhamento físico entre aparelhos.



Conhecido pelo nome da radiação utilizada para a transferência de dados (Wikipedia, [2014?]), a tecnologia adotada e desenvolvida pela IrDA (Infrared Data Association - uma associação sem fins lucrativos para o desenvolvimento da tecnologia infravermelho) foi incorporada ao mercado de eletrônicos no início dos anos 80 (IrDA, 2011?) e perdura até hoje em diversos ramos da tecnologia, de televisores a equipamentos e tratamentos médicos e, pasmem, redes PAN!  Apesar de não ser muito reconhecida, seu custo extremamente baixo e a segurança que esse tipo de comunicação de dados oferece (Como o infravermelho é um tipo de radiação luminosa - apesar de não ser visível a olho nu - ela possui as mesmas propriedades físicas que a luz visível; resumindo, não ultrapassa objetos sólidos opacos como paredes) (IrDA, [2011?]), é mais que adequada para a transferência de informações sigilosas de grandes empresas, por exemplo.

Talvez você não saiba, mas seu celular pode ter essa tecnologia. Em 2013, a Samsung implantou dispositivos de emissão de raios infravermelho no modelo Galaxy S4, com o objetivo de permitir o uso do aparelho como um controle remoto universal sem necessitar de conexões à Internet ou uma Smart TV, por exemplo. (Samsung, 2013) Além disso, como a radiação infravermelha é inofensiva à saúde e não interfere em outros tipos de sinal (rádio, satélite, wi-fi, etc.), seu uso é livre em praticamente qualquer lugar, principalmente hospitais. (IrDA, [2011?]) A quem interessar, um vídeo explicando como ativar esse recurso:



O que pode ser uma das melhores vantagens do Infravermelho, no entanto, também é a origem de sua maior desvantagem. Como eu já disse antes, a radiação não pode ultrapassar objetos opacos (já que é energia luminosa), o que, ao mesmo tempo que aumenta a segurança, limita seu uso ao interior de cômodos, ainda assim com uma distância máxima de 4,5 metros, e não suporta o envio e recebimento de dados simultaneamente. Além disso, a tecnologia exige alinhamento entre os pontos de envio e recebimento do sinal; qualquer desvio de um dos aparelhos e a comunicação é interrompida, o que explica por que não dá pra mudar o canal da TV sentado no sofá lateral.

Apesar disso, a IrDA continua a desenvolver a tecnologia ao seu potencial máximo, prometendo aumento na taxa de transferência de dados e na variedade de usos para os dispositivos. (IrDA sabe como vender o produto, hehe.)



Bluetooth


Características

-Alcance de até 100 metros (em dispositivos de Classe 1);
-Taxa de transferência de até 24 Mbit/s;
-Multiuso (conexão versátil);
-Permite transferência múltipla de dados.

Desvantagens

-Possibilidade de interceptação de dados por terceiros;
-Possibilidade de interferência de sinal em outros dispositivos (não recomendado usar em hospitais).


Pra falar a verdade, eu não sei nem por onde começar a falar sobre o Bluetooth. São tantas informações, classificações, protocolos e outras coisas que é difícil se situar. Enfim, mais fácil mostrar do que falar.




Resumindo o vídeo (e na esperança de que todo mundo aqui entenda inglês falado :P), o nome bluetooth é uma homenagem ao rei Harald Blåtand, que reinou sobre a Dinamarca a partir de 958 e Noruega por 10 anos, falecendo em batalha em 985 ou 986. (Wikipedia, [2014?]) e sendo conhecido por sua atuação noa propagação do cristianismo nesses países. A tecnologia bluetooth é uma poderosa ferramenta de comunicação entre dispositivos por meio de ondas de rádio de curta-distância. É mundialmente aplicada nos mais diversos eletrônicos, sendo possivelmente uma das tecnologias de conexão mais utilizada no mundo.

E por ser extremamente popular, também tem suas vulnerabilidades. Há, por exemplo, um problema de interferência quando o dispositivo está próximo de aparelhos que geram ondas de rádio na frequência de 2,4 GHz ou 5 GHz (o que inclui redes wi-fi, aparelhos de micro-ondas e marcapassos), onde o dispositivo bluetooth pode causar ou sofrer tal interferência. (WIKIPEDIA, [2014?]) Além disso, por mais que o uso de senhas de pareamento deem uma sensação de segurança, há programas que permitem a invasão de um aparelho com bluetooth para spam (Bluehacking), roubo de informações do usuário (Bluesnarking) e a tomada de controle do aparelho (Bluebugging). (FERNANDES, 2013)


Conclusão: Empate?

Pois é, cada tipo de tecnologia tem suas vantagens, desvantagens e recomendações variadas de usos. O infravermelho, por ser mais seguro, inofensivo à saúde e não interferir em outros sinais, pode ser recomendado (como tipo de conexão) a lugares que necessitem maior sigilo de informações ou cuidados com equipamento, como hospitais e escritórios de empresas. Ele está em todo lugar e é mais discreto do que imaginamos, mas ainda extremamente limitado em termos de alcance e praticidade. O bluetooth é acessível, e por ser uma tecnologia direcionada para compartilhamento e transferência de dados, é rápido e prático, fora uns problemas com interferência. Grande parte dos celulares já possuem Bluetooth implantado; mas sinceramente não é muito seguro para quem tem algum segredo importante a ser guardado.

Fica a critério de cada um escolher a tecnologia mais apropriada à sua realidade.





Referências:

WIKIPEDIA. Infrared Data Association. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Infrared_Data_Association>. Acesso em 22 mai 2014.

ASSOCIATION, Infrared Data. What is Infrared? Disponível em:<http://irdajp.info/what.html>. Acesso em 22 mai 2014.

SAMSUNG ELECTRONICS. Tomorrow Works. 10 Hidden Features of the Galaxy S4. Disponível em:<http://global.samsungtomorrow.com/?p=25932>. Acesso em 23 mai 2014.

OLHAR ANDROID. Galaxy S4: IR LED e WatchON - Controle Remoto Universal com Android 4.2.2 - Tutorial em Português. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=G6BQcuj2hgk&feature=youtu.be>. Acesso em 24 mai 2014.

WIKIPEDIA. Bluetooth. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Bluetooth>. Acesso em 24 mai 2014.

_____. 09: Characteristics, Advantages and Applications of Bluetooth Technology. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y0iFPwiUGXc&feature=youtu.be>. Acesso em 25 mai 2014.

WIKIPEDIA. Electromagnetic Interference at 2.4 GHz. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Electromagnetic_interference_at_2.4_GHz>. Acesso em 25 mai 2014.

FERNANDES, João. Wintech Kaspersky Labs: Os riscos das ligações por Bluetooth. Disponível em: <http://wintech.pt/wintech-kaspersky-lab/14253-wintech-kaspersky-labs-os-riscos-das-ligacoes-por-bluetooth>. Acesso em 25 mai 2014.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Um pouco de Ativismo!! Ohh que legal!


Leu meu ultimo post?     não?   então leia pois ficara mais claro entender o propósito desde posta aqui.



Então,  vasculhando a internet me lembrei de um ativista conhecido e já havia visto alguns de seus vídeos antes sobre os abusos da operadoras de telecomunicações, então veja a seguir um vídeo que explica de forma mais clara o que foi mencionado no ultimo post.

Sabe aquela intenet ilimitada, bem apesar de ser mensionada uma operadora em especifico quero deixar claro aqui que todas as operadoras praticam esta mesma política. mas a explicação é a mesma.



Disponivel em: <http://www.canaldootario.com.br/blog/anatel-meta-cumprida-parabens-not/> Ultima visualização: 19 de maio de 2014




Disponivel em: <http://www.canaldootario.com.br/blog/anatel-meta-cumprida-parabens-not/> Ultima visualização: 19 de maio de 2014

As politicas atuais permitem que tudo isso aconteça com nosso pais, e ocultem as informações realmente importantes , sabe aquelas letrinhas pequenas no fim do contrato é exatamente isso que as operadoras fazem.

Precisamos acordar e tentar mudar esse quadro.

Disponivel em: <http://i1.wp.com/www.canaldootario.com.br/wp-content/uploads/2013/05/Thumbnails_tb_Anatel_velocidade3.jpg?resize=660%2C330> Ultima visualização: 19 de maio de 2014

domingo, 18 de maio de 2014

Porque nossa internet é lenta?




Você começa a assistir uma vídeo aula no YouTube e no meio do streaming o vídeo para , dai você pausa o vídeo e espera carregar mais alguns minutos antes de voltar assistir, isso quando ele não trava e é preciso atualizar a pagina, quantos já não se sentiram incomodados com essa situação.


Porque a internet no Brasil é tão lenta?, antes de chegarmos a uma conclusão vale a pena lembrar que a conexão da internet é disponibilizada através de uma rede de cabos de telefonia desde seu nascimento, logo com a chegada da fibra ótica as comunicações tornaram-se mais rápidas e eficientes e atualmente com a telefonia móvel a banda larga pode ser disponibilizada por frequência de radio entre tanto com uma velocidade um pouco mais reduzida, isso se deve ao fato dessas ondas encontrarem muitas barreiras, porém a grande maioria das conexões ainda é efetuada através dos cabos de cobre.

O Brasil é um país de dimensões continentais, e para distribuir cabos, fibras e antenas por um território tão grande dependem de muitos investimentos, tanto por parte do governo como das operadoras de telecomunicações que são as principais fornecedoras do serviço, pelo mesmo motivo o valor da internet é mais elevado uma vez que são necessários gastos com material e mão de obra.


Olhar Digital, Por que a internet brasileira é tão lenta?. Disponivel em: <http://olhardigital.uol.com.br/embed/37005/37005> Ultimo Acesso em: 18 de maio de 2014

A Inclusão Digital



Ministério da Comunicação, Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Disponivel em: <http://www.mc.gov.br/acoes-e-programas/programa-nacional-de-banda-larga-pnbl> Ultimo Acesso em: 18 de maio de 2014

Como somos um pais onde a distribuição de renda ainda é um problema o grande numero de novos usuários são das classe C e D que moram em regiões onde a internet disponível é a de pior qualidade, mais isso também acontece em outros países é nesse momento que as políticas de inclusão digital pode contribuir com a mudança desse quadro.

O Governo federal desde 2005 vem promovendo vários programas de inclusão digital como o Computador para Todos - Projeto Cidadão Conectado que distribuiu mais de 19mil computadores, além de subsídios na compra de computadores para quem recebia até 3 salários mínimos, linhas de crédito para parcelamento na compra de aparelhos e isenção de impostos. Houve ainda a criação do Plano Nacional de Banda Larga promovido pelo ministério das telecomunicações que prometeu levar internet de 1Mbps a todos os munícipios brasileiros  e a preços mais acessíveis, através da fibra ótica administrada pela Telebrás.

Lei reguladora da qualidade de Banda Larga


A Resolução Anatel 574 e 575 de 28 de Outubro de 2011 definiu regras para as operadoras fornecerem um a velocidade de transmissão instantânea de 30% da conexão máxima contratada e uma taxa de transmissão média de 70% da conexão máxima contratada, e 40% a 80% a partir de novembro de 2014. No entanto isso abre o precedente de não garantia do fornecimento da velocidade integra ou seja 100% da conexão contratada. Esta prática fere o que está previsto no artigo 24 do Código de Defesa do Consumidor.

Mas poderíamos atribuir como consequência da má qualidade do serviço de banda larga no país, o conformismo e a falta de conhecimento da leis por muitos brasileiros, seja pela falta de educação ou pela pouca divulgação e ainda aliado ao capitalismo descompromissado com o bem comum, exercido pelas operadoras que após fornecerem o serviço de má qualidade só o corrige caso haja reclamação por parte do consumidor, quando não usam como defesa a própria regulamentação da Anatel para justificar a má qualidade do serviço.

Consequentemente todos esses fatores contribuem para o não investimento dos fornecedores de internet, que se acomodam uma vez que se a população se satisfaz com pouco não há porque trazer conexões mais velozes, mais caras que exijam maiores custos, não investe em atendimento nem mesmo em tecnologias para aperfeiçoarem os sinais de transmissão, não se informam sobre as leis ou as politicas públicas, nem com quem elegem para promovê-las. Portanto talvez o real motivo do baixa qualidade da internet no brasil deva ser atribuída ao própria população.

Disponivel em: http://olhardigital.uol.com.br/video/37005/37005> Ultimo acesso em: 18 de maio de 2014
Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_digital> Ultimo acesso em: 18 de maio de 2014
Disponivel em: <http://www.mc.gov.br/acoes-e-programas/programa-nacional-de-banda-larga-pnbl> Ultimo acesso em: 18 de maio de 2014
Disponivel em: <http://legislacao.anatel.gov.br/resolucoes/26-2011/68-resolucao-575> Ultimo acesso em: 18 de maio de 2014
Disponivel em: <http://www.pppadvogados.com.br/Publicacoes.aspx?v=1&nid=1346> Ultimo acesso em: 18 de maio de 2014
Disponivel em: <http://www.otempo.com.br/capa/economia/internet-ilimitada-tem-limite-1.793727> Ultimo acesso em: 18 de maio de 2014

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Gerações da Telefonia Móvel


Devido a ultima postagem sobre a história da rede de computadores ter ficado muito extensa decidi tomar uma abordagem diferente dessa vez, escolhi um vídeo que conta de forma irreverente algumas curiosidades sobre os celulares antes de começarmos o assunto em questão


Curiosidades sobre telefones celulares. Diário do Curioso, Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=Hj1o72ykBJs> Ultimo acesso: 14 de mai de 2014

Como visto no vídeo acima a primeira tecnologia utilizada nos primeiros celulares foi a analógica, logo após o celular virou o sonho de consumo de todo mundo, e passou a ser uma tecnologia de constante ascensão, a transmissão de dados e chamadas era feita através de ondas de rádio inicialmente que foi se aprimorando, cada nova melhoria foi cronologicamente definida por gerações.


Técnologia 1G

Foi a primeira geração de tecnologia móvel, era um sinal analógico muito rudimentar, pois dependia de modens externos presos aos aparelhos, para fazer a transferência de dados, com uma velocidade de download inferior a 10kbits por segundo. As primeiras redes de telefonia móvel não eram padronizadas, sofrendo muito com a incompatibilidade dos aparelhos e das fontes de transmissão.


Técnologia 2G ( GSM )

Global System for Mobile Comunication, protocolo que padronizou a telefonia móvel, transformando sinal analógico em digital, desenvolvida na época de 80, porém laçada apenas em 1991, viria a ser a solução para os problemas de incompatibilidade e ampliação da taxa de transferência que chegava a 97kbps, permitindo o envio de mensagens e downloads pelo celular.

Técnologia 2.5 ( GPRS )

General Packet Radio Service, permitiu o aumento da velocidade de transmissão de dados até 80Kbps garantida para o usuário final, a possibilidade de trafego de dados e vós pela rede de forma imediata permitindo o acesso a internet pelo celular além do uso na transmissão de dados para instalação de caixas eletrônicos e transações de crédito.

Técnologia  2.75 ( EDGE )

Enhanced Date Rates For GSM Evolution, traz um salto na velocidade de conexão atingindo 236Kbps, a porta de entrada para a tecnologia 3G. Funciona como uma rede reserva quando os usuários não conseguem acesso a conexão 3G, são direcionados automaticamente para uma rede de menor velocidade como a EDGE assim permanecem conectados, porém, com velocidade reduzida.

Técnologia 3G

Passou a ser utilizada em 2001 no Japão , China e Europa foi a tecnologia que possibilitou o trafego de dados em Mbps permitindo o acesso a banda larga móvel, comunicação VoIP ( Vóz por IP ), vídeos, mensagens instantâneas, e-mails e internet.
A rede sofreu problemas com sua implantação, devido a frequência ser diferente da 2G foi necessário o investimento por parte das operadores e a instalação de antenas para transmissão, o que impediu  que a cobertura fosse homogenia, ainda existem muitas áreas no brasil que não possuem cobertura a essa tecnologia e quando possuem o sinal é de má qualidade.

Tecnologia 3.5 (HPSA e HSPA+)

O primeiro paço para 4G a tecnologia High Speed Packet Access, lançada em 2008 amplifica o desempenho do 3G através do uso dos protocolos HSPA e HSUPA, permitindo assim um alcance de até 84 Mbps de download.

Tecnologia 4G

A quarta geração de telefonia móvel, conhecida como LTE, High Speed Packet Access um padrão atualmente ainda em implantação pelo mundo, permite uma conexão de até 300Mbps promete ao usuário conectar o smartphone, tablet, modem, notebook ou celular em qualquer lugar a uma velocidade semelhante a conectada em sua casa.
Assim como a rede 3G essa tecnologia levará muito tempo até ser completamente implantada devido a necessidade de instalação de novas antenas para trabalharem com a frequência de 2,5 Gigahertz. Para utilizar a nova tecnologia também é necessária a compra de novos aparelhos pela população que utilizem esse novo padrão.
No brasil a tecnologia está sendo implantada seguindo um cronograma, conforme definido pela Anatel, estando inicialmente nas cidades sedes da copa do brasil até o fim  de 2013, até o fim de 2014 em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes e respectivamente até 2017 em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes.


Técnologia 5G

Enquanto isso no Japão a NTT Docomo está iniciando teste com redes sem fio que podem alcançar a velocidade de 10Gbps, tornando-se um novo padrão. Os testes vêm sendo realizados atualmente apenas no laboratório em conjunto com os principais fabricantes de telefonia móvel, Sony-Ericsson, Nokia, Alcatel-Lucent, Samsung, NEC e Fujitsu explorando o espectro eletromagnético acima dos 6 GHz, pretendem entregar os resultados a partir de 2016.

Disponível em:<http://canaltech.com.br/o-que-e/telecom/GSM-EDGE-HPSA-LTE-Entenda-as-siglas-de-conexao-mobile/> Ultimo acesso: 14 de mai de 2014

Disponivel em:<http://www.conexaominicom.mc.gov.br/materias-especiais/1344-veja-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-tecnologia-4g> Ultimo acesso: 14 de mai de 2014

Disponivel em:<http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/operadora-comeca-testes-com-tecnologia-5g-no-japao-12425339#ixzz31BJrTNOo > Ultimo acesso: 14 de mai de 2014

domingo, 11 de maio de 2014

O Plágio na Internet

Ei! Isso é PLÁGIO!

Talvez você possa não conhecer, mas o plágio não é algo raro e está mais presente nas nossas vidas do que pensamos, mas antes de falarmos sobre isso, pode surgir uma pergunta: O que é plágio?
Vamos descobrir utilizando alguns conceitos.

Plágio:
"sm. Ato ou efeito de plagiar." (MINIAURÉLIO, 2001, p. 538).

E plagiar:
"v.t.d. 1. Apresentar como seu (trabalho intelectual de outrem) 2. Imitar (obra alheia)." (MINIAURÉLIO, 2001, p. 538).

Além dessas definições temos a origem da palavra plágio, que provém do latim plagium que quer dizeração de roubar uma pessoa.
Logo, plágio é literalmente roubo dos créditos sobre algo que não foi produzido pela própria pessoa. E como todo crime, existe uma ação prevista em lei para combatê-lo. Essa lei é a lei 9.610 de 19/02/1998, a qual pode ser visualizada clicando aqui.
Sabendo que existe uma lei contra o plágio, sabemos que existe uma punição que cá pra nós, não é aconselhável a ninguém.
O melhor mesmo é cada um ter a sua própria ideia, porém se houver a necessidade de usar o trabalho de alguém, usemos com cumprindo todas as obrigações impostas, pois estaremos exercendo um bom papel de cidadão e criando uma sociedade cada vez melhor.

Referência
Presidência da República Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos: Lei nº9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm>. Acesso em 11/05/2014 às 23:30.