domingo, 20 de julho de 2014

Apresentação de Redes de Computadores




Apresentação ocorreu no dia 19/07/2014 as 11:17 no laborátorio avançado do DCOMP, todos integrantes presentes.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Oque é uma rede ? Quais são os Tipos ?


É de conhecimento geral que rede é um conjunto de dispositivos que podem trocar informações entre si além de compartilhar recursos e aplicativos. Mas tal frase aborda o assunto de maneira bem generalizada, sem diferenciar os tipos de redes como: lan, wan e man. Assim nessa postagem irei buscar a forma mais simples para que se possa entender de uma forma mais aprofundada, os tipos e definições para algumas das redes mais comuns presentes no cotidiano.

A Lan (Local Area Network) é quando voce se refere a sua rede interna, como exemplo mais simples seria um roteador no qual mantém uma rede entre computadores em uma rede interna, não tendo grande abrangencia.

Wan (Wide Area Network) a grosso modo seria a junção entre redes de lan, abrangendo uma aréa geograficamente grande, tornando redes lan de um determinado estado com de outro estado, fazendo com que se tornem uma rede apenas. 

Man (Metropolitan Area Network) seria uma rede de porte médio no qual abrange apenas uma aréa metropolitana, por exemplo uma rede que engloba toda uma cidade.

Referências:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=efGBoJ-f_2Y>, Acessado em 03/07/2014
Disponível em: <http://redescomputadores.no.sapo.pt/lanmanwan.htm>,Acessado em 03/07/2014
Disponível em: <http://belojardim.ifpe.edu.br/index.php?pag=89>, Acessado em 03/07/2014

segunda-feira, 16 de junho de 2014

A bussola moderna, GPS


O homem sempre procurou formas de orientar, encontrar o melhor caminho e chegar mais rápido ao destino desejado, foram muitas as invenções que permitiram que isso fosse possível, O astrolábio criado para se orientar pelos astros, o sextante permitia encontrar o ponto mais preciso de orientação inclusive medindo a distancia e altura ,a bussola permitia a orientação em relação ao polo e todas essas invenções ainda assim para serem eficientes necessitavam de um mapa ou carta de náutica para se encontrar o posicionamento aproximado no mundo.





Com o lançamento do satélite russo Sputinik em 1957 e o americano Vanguard em 1958 iniciando com o sistema Navstar, em 1967 foi liberado para uso civil o sistema NNSS ou Transit e em 1973 iniciou-se o desenvolvimento do GPS (global positioning system) para substituir com eficiência as antigas metodologias. Como seu uso era exclusivamente militar só em meados de 2000 foi possível remover algumas restrições de precisão que até então era cerca de 90 metros para atuais 5m.
 








Como funciona?

O sistema foi projetado para que em qualquer lugar no mundo e a qualquer hora existam 4 satélites que emitam diversos comprimentos de onda em radiofrequência e permitem localizar a posição exata do transmissor em solo. A grande vantagem do sistema de localização é que não depende de condições climáticas satisfatórias para funcionar e ainda permite passar informações quanto a velocidade, condições climáticas, tempo e coordenadas tornando se assim a forma mais eficaz para navegação e orientação que os sistemas antecessores.







Utilização:

Hoje o sistema esta em navios, aeronaves, carros, aplicativos para celular, até mesmo em relógios, sabemos onde estamos e para onde ir, qual o caminho mais curto para chegar ao destino, da mesma forma que é possível saber onde uma determinada pessoa está, onde um carro está estacionando ou rastrear um caminhão de carga, logo o GPS pode ser utilizado no controle de trafego e na segurança publica.
Ainda existe o uso do GPS para posicionamento de objetos e dados no espaço, movimentação de placas tectônicas, correção geométrica de aero fotos, imagens de satélite, levantamento geodésicos, cartográficos e geológicos.

A técnologia continua evoluindo em mecanismos mais ageis e precisos de localização,  emitindo sinais em frequecias melhores que as atualmente utilizadas, para atender a demanda crescente de aplicações e equipamentos que a utilizam.

 Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/DIDATICOS/LANDIM/textogps.pdf> Ultimo acesso: 17 de maio de 2014
 Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_posicionamento_global > Ultimo acesso: 17 de maio de 2014


domingo, 15 de junho de 2014

TV Digital, Analógica, por Satélite... E muito mais!

    Televisão, objeto encontrado em 97,2% (PNAD/IBGE 2012) dos domicílios brasileiros. Tendo sua função atual entreter e informar, existem várias formas desses "dados" chegarem para todos.


Modos de transmissão:
Radiodifusão
http://abtu.org.br/site/wp-content/uploads/2014/01/radiodifus%C3%A3o.jpg
    O início das transmissões surgiu com a radiodifusão (década de '20) que é caracterizada por transmitir ondas na frequência entre 3 e 300 GHz (Radiofrequência), que são moduladas, ou seja, as informações (imagem, som) são adicionadas a ondas eletromagnéticas, que se propagam pelo espaço. Apesar de sua criação em 1912, apenas em 1948, com a criação do transístor, que finalmente a radiodifusão se tornou popular com a comercialização de rádios e, posteriormente, de televisões. Sim, televisões também usavam a radiodifusão para transmissão de sinal.
   

TV a Cabo
http://www.antenasuperview.com.br/wp-content/uploads/2012/03/cabo_coaxial.jpg
    Também existe a famosa TV a cabo, que não necessariamente significa TV por Assinatura. Ela, na verdade, surgiu para que moradores de áreas remotas pudessem ter acesso às transmissões, mas não podiam recebê-las por conta da distância das torres de transmissão ou por morarem em vales ou locais cujo sinal não pudesse ser recebido. Para isso, são montadas anteras receptoras e amplificadores e por eles são estendidos cabos até as residências que usam esses serviços. Ao passar do tempo, esse serviço foi sendo aprimorado.
    Hoje, os cabos que eram usados (chamados coaxiais, que dependendo da distância, perdiam o sinal) estão sendo substituídos por fibras ópticas, que são mais estáveis, mantendo o sinal, e seguras, impedindo os famosos "gatos".


TV por Satélite
http://rrupta.files.wordpress.com/2013/09/satc3a9lites-de-telecomunicac3a7c3b5es.jpg
    Basicamente, a emissora envia o sinal, modulado em uma frequência específica dessa emissora para o satélite dela e este envia para as casas, que são previamente equipadas com mini antenas-parabólicas e receptores, que recebem o sinal (antenas) e convertem e amplifica os sinais em imagem e som(receptor). Esse sistema possibilita uma qualidade de imagem e som muito melhor, quando usado o sinal digital.


Tipos de Sinais:
Sinal Analógico e Digital
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQodA-2NI4oyYuKrR_JN-kFXNucZnW_aKLBONFN2ZyK1MDtox89ZCSePiG0JVzT5bNb9allvobpVnqPIaY4whgN7485BwyfDRFmLrQHYDnYW9iAaHTeyuKD8490XKxU5enChXCaYWovtI/s320/tvset.gif
    Dentre os sistemas de transmissão existem o Analógico e o Digital. O sinal analógico envia para o receptor sinais análogos (iguais) aos enviados, ou seja, existe uma grande possibilidade de distorção e criação de ruído na imagem e no som, porém na digital, os sinais são criptografados em códigos binários antes de serem enviados e a qualidade é mantida.


Atenção!!
TV Aberta e Por Assinatura:
    Enquanto a TV aberta, qualquer um pode receber o sinal, a TV por assinatura só pode ser acessada com pagamento e instalação de equipamento específico de certa emissora (na teoria). Fácil, não? Só quero esclarecer que TV A CABO e TV POR ASSINATURA são coisas TOTALMENTE diferentes. Por mais que hoje não se encontre TV a Cabo aberta, como explicado em sua definição, ela era aberta, mas foi privatizada. Muitas pessoas se referem à TV por Assinatura como a Cabo, mas isso está errado. A SKY, TV por assinatura, por exemplo, é por Satélite.


Atenção de novo!!!
Sinal digital não significa imagem boa!
    Muita gente que recebe sinal digital reclama às vezes da qualidade da imagem. O sinal não vai interferir na performance da sua TV se esta não for de qualidade. Se você tiver uma Televisão de tubo, sua imagem não será tão boa quanto a de uma pessoa com TV de LED, LCD ou PLASMA. O foco não é os tipos de tela, mas no fato que a qualidade só será plena se a transmissão do sinal, o receptor e a tela forem de qualidade. Não adianta ter sinal bom e TV ruim ou sinam ruim e TV boa. Tem que haver equilíbrio.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   Referências

_PINHEIRO, L. . TechTudo [Internet], Como funciona a TV a cabo. Brasil, 20 Mai 2013. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/05/como-funciona-tv-cabo.html>. Acesso em: 13 jun 2014.

_Mundo Estranho [Internet], Como funciona a TV a cabo?. Brasil, ??-???-????. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-a-tv-a-cabo>. Acesso em: 13 jun 2014.

_Teleco - Inteligência em Telecomunicações [Internet], Estatísticas de Domicílios Brasileiros (IBGE - PNAD). Brasil, 27 set 2013. Disponível em: <http://www.teleco.com.br/pnad.asp>. Acesso em: 13 jun 2014.

_Wikipédia [Internet], Radiodifusão. Brasil, ??-???-????. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiodifusão>. Acesso em: 13 jun 2014.

_Wikipédia [Internet], Televisão por satélite. Brasil, ??-???-????. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Televisão_por_satélite>. Acesso em: 13 jun 2014.
 

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Definição e Projetos de Cidades Inteligentes

Fugindo um pouco do tema principal das minhas outras postagens, que era sobre as novas tecnologias que visam otimizar as redes de internet, no mundo e principalmente no Brasil. O foco agora é definir de forma simples oque é uma cidade inteligente e apresentar alguns projetos, tanto governamentais como não governamentais de incentivo aos jovens.

Existe muitos conceitos para cidades inteligentes, pois é um tema que abre espaço para diversas interpretações, alguns dizem que é um espaço inteligente, onde as TICs “desaparecem” e se tornam incorporados em objetos físicos, em locais em que vivemos e/ou trabalhamos, outros por sua vez definem como sendo um investimento em capital humano-social que incentiva a utilização de tecnologias avançadas de TIC como viabilizador para um crescimento econômico sustentável e uma melhora na qualidade de vida, uma boa gestão de recursos naturais e energéticos, com participação atuante do governo e estado.

Definindo de forma bem generalizada podemos dizer que é o crescimento de desenvolvimento de uma cidade de forma planejada visando duas palavras que são: praticidade e qualidade.


FEBRACE um programa de incentivo aos jovens, em novas idéias para solucionar problemas atuais da sociedade, diversos jovens de escolas públicas

particulares, desenvolvendo projetos de baixo custo. As idéias que surge desses adolescentes a depender da qualidade do projeto, servem como ingresso em grandes faculdades fora do Brasil, tendo como investimento mais de 100 milhões anualmente.



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Transformação, Inovação e Desenvolvimento

Sabemos que a internet no Brasil nunca foi das melhores, por muito tempo os brasileiros veem enchendo a anatel de reclamações devido ao monopólio de algumas empresas no setor. Mas isso vai mudar a FIBRE (Future Internet testbed/experimentation between Brazil and Europe) apresentou um projeto que ira aproximar o Brasil do modelo de vida existente nos países europeus e norte americano, o altos custo da internet será mais difícil de remediar agora a alta velocidade através de pontos diferenciados de redes, distribuídos em torno das capitais dos estados, interligados de forma que consigam compor uma rede de internet rápida e eficiente. Isso não se dará do dia para noite mas ao menos fornece uma esperança que um dia o país que é denominado em desenvolvimento um dia possa a ser desenvolvido.

Isso se dará em redes definidas por software, a inteligência que determina e instrui os switches e roteadores da rede por qual rota cada pacote IP deve seguir passa a ser executada como aplicativos em PCs remotos. Além disso, essa inteligência poderá ser baseada em código aberto e  provida por terceiros, abrindo as portas para inovações e criando oportunidades para o surgimento de empresas com foco em soluções inteligentes de controle e gerência de rede e serviços.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

VoIP - A evolução das Telecomunicações



Com base nas outras informações postadas aqui no blog, é interessante pensar que se no Brasil a qualidade da internet fosse idênticas a de outros países desenvolvidos, nós brasileiros utilizaríamos muito menos telefones fixos, planos, pacotes e créditos de voz para nos comunicarmos e em contra partida contrataríamos muito mais serviços de internet.

Conforme pesquisas  11% dos usuários de celular utiliza apenas o serviço de Voz, 48% dos usuários utilizam os serviços de Voz e SMS enquanto 40% utilizam somente dados, logo a maioria ainda utiliza voz para se comunicar, porém devido às redes sociais, e programas de comunicação através de texto pela internet o numero de contratações de serviços de internet vem aumentando exponencialmente. 

O uso do celular no Brasil, Agencia Mestre. Disponível em :http://www.agenciamestre.com/infograficos/o-uso-do-celular-no-brasil/ Acessado em:  30 de maio de 2014.

Mediante a esse cenário e se fosse disponibilizada uma internet de qualidade os brasileiros poderiam utilizar com maior frequência o serviço de VoIP ( Voz sobre IP ) ou seja voz sobre protocolo de internet, essa tecnologia permite a realização de chamadas telefônicas através da internet, permitindo falar durante horas e a um custo extremamente reduzido tanto para ligações locais como para ligações a longa distancia e internacionais, bastando possuir um computador, tablet, smartphone, celular com aplicativo instalado ou um aparelho VoIP com acesso a internet para poder se comunicar.
Essa tecnologia se utilizada com mais frequência poderia reduzir muito a comunicação através dos meios convencionais de telecomunicação.

História:

Algo que parece ser muito recente, porém seu desenvolvimento iniciou em Israel em 1995, utilizando recursos de multimídia de um desktop para iniciar conversas através da internet, meses depois a Vocaltec Inc., lançou o Internet Phone Software um programa dedicado a comunicação por VoIP, o sistema sofria com as desconexões e interrupções durante a chamada. Em 1998 com o desenvolvimento da internet e inúmeros recursos nas telecomunicações, veio a possibilidade de comunicação de computador para telefone, bem como telefone para telefone.
Posteriormente surgiram Gateways e dispositivos ATA ( Analog Telephone Adapter ou Adaptador para Telefone Analógico), interligando PABX’s utilizando o IP como meio de comunicação

Mais a grande mudança foi quando começaram a fabricar aparelhos que conseguiam realizar a conversão de dados de vós para comunicação analógica de telefonia e vice versa, permitindo que o VoIP se torna-se mais acessível.

Como Funciona?:

Basicamente o VoIP converte sinal de vós analógico através da quebra da conversação em pacotes de dados em sinal digital e o transmite através da internet ou redes privadas, que pode ser compactada ocupando menos espaço que uma chamada convencional.
Para o sistema funcionar é necessário um computador com caixas de som, microfone e um software instalado, ou smartphone com o devido aplicativo responsável pela comunicação através de pacote de dados.

Essencialmente a comunicação é realizada pela WAN (Word Area Network), ou seja, a internet deve ser de boa qualidade e que permita o envio de pacotes de forma ininterrupta para que a tecnologia possa ser usada com eficiência.

Além do protocolo IP o sistema utiliza outros protocolos para conversão e interpretação dos dados são:

H.323 – Foi o primeiro protocolo utilizado definindo as especificações em tempo real de dados para vídeo, e dados para vós, com qualidade relativa.

SIP ( Session Initiation Protocol ) – Mais eficiente e mais simples, permitindo estabelecer sessões de duas partes(ligações comuns), sessões de várias partes(conferencias) e sessões de multidifusão (um transmite e vários recebem), contendo áudio , vídeo e dados. Permite uma variedade de outros recursos.

RTP (Real Time Protocol) – Ordena os pacotes e faz com que sejam recebidos na mesma ordem em que foram enviados possibilitando a transmissão em tempo real e interpolando os pacotes caso ocorra atraso.

RTCP (Real Time Control Protocol) – Responsável pelo monitoramento e compreensão dos dados

RSVP (Resourse Reservation Protocol) – Aloca parte da banda disponível para a transmissão de vós.
O Gateway geralmente é responsável para converter os sinais analógicos em digitais e vice e versa, ele  interliga o VoIP a rede de telefonia convencional.



Vantagens

• Tudo em um pode prover serviços de transmissão de dados, telefonia, fotos e vídeo;
• Custo zero para ligações entre PC para PC e de Telefone IP para outro Telefone IP;
• Redução drástica de custos para ligações interurbanas e internacionais;
• Eficiência em comunicação com custo acessível;
• Integração com o PABX de empresas;
• Correio de Voz com integração de correio eletrônico;
• Centralização do fluxo telefônico gerando melhor controle;  
• Fácil Implantação dos equipamentos VoIP;
• Suporte e assistência permanentes;
• Qualidade de voz equivalente à telefonia convencional;
• Mobilidade e flexibilidade dos ramais, já que os ramais dotados de infra-estrutura
VoIP (IPFone, Softfone ou dispositivo ATA - Adaptador para Telefone Analógico) podem se conectar em qualquer lugar do mundo através da internet ou IPfones.

Desvantagens?

São poucas as desvantagens a mais evidente é dependência de rede elétrica para seu funcionamento uma vez que as redes de telecomunicação convencionais não o são, e de uma internet de boa qualidade.

A internet via satélite e 3G podem promover atraso ou latência na comunicação devido ao atraso de propagação.

Por fim a segurança pode ser um problema uma vez que ainda não disponibilizaram a possibilidade de criptografar as informações transmitidas, porém podem ser tomadas outras medidas a fim de melhorar esse fator.

Comparando a segurança telefonia convencional onde basta um aparelho ou interceptador e um cabo conectado a rede telefônica para espionar qualquer chamada isso não ocorre com o VoIP onde é necessário ter uma maior conhecimento da área para ter acesso as chamadas.
 

Anatel está por fora!

A Anatel não regula diretamente o VoIP, somente em caso da operadora comercializar o próprio meio de comunicação para transmissão dos dados, caso contrario ela apenas regula a operadora fornecedora do acesso a internet, não o provedor de VoIP.

As operadoras em pânico...

A VoIP vem sendo a promessa de substituição do meio convencional de telefonia fixa e móvel, devido ao seu baixo custo, isso deixou a principio as operadoras muito preocupadas com a difusão da tecnologia, porém já a alguns anos as principais operadoras do mercado vem mudando suas táticas de comercialização de serviço de vós e dados, barateando o custo de chamadas ou até mesmo gratuidade em troca da comercialização de pacotes de dados “ilimitados”. 

Existem vários programas e empresas na corrida para oferecer o serviço mais completo e melhor do mercado como o MSN Menssenger, Net2phone, X-ten,Google Voice, Apple Facetime,Facebook Messenger, GoToMeeting,Cisco Webex, Skype, etc. Onde o lider no mercado de VoIP no momento é a Skype, que vem arrecadando milhões com o serviço disponibilizando apliciações e aparelhos para todos os sistemas e interesados.





Disponivel em: <http://revista.univar.edu.br/downloads/tecnologiavoip.pdf> Acessado em: 31 de maio de 2014
Disponivel em: <http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalPaginaEspecial.do?codItemCanal=1216>
Acessado em: 31 de maio de 2014
Disponivel em: <http://www.agenciamestre.com/infograficos/skype-a-historia-e-os-numeros-atuais/>
Acessado em: 31 de maio de 2014

domingo, 25 de maio de 2014

Death Battle: Bluetooth vs. Infravermelho


Fonte: Autoria própria. 
(P.S.: Perdoem minha falta de habilidade de edição. :V)

Quem aqui se lembra daqueles celulares com infravermelho? Eu tinha um e, por mais que eu gostasse dele, a raiva era grande quando eu ia enviar uma música para o celular de um amigo e nós afastávamos os celulares sem querer. com o Bluetooth, não é mais necessário deixar os aparelhos "grudados" um no outro pra transferir arquivos. Um viva à tecnologia!

Hoje em dia, O bluetooth é a tecnologia que simboliza a transferência de arquivos e dados entre dispositivos variados. Bem distribuido no mercado de eletrônicos, é praticamente um sinônimo de WPAN (Wireless Personal Area Network), sendo mais prática que USB e mais rápida que o próprio IR (Sigla para infrared, infravermelho em inglês). Como nada é perfeito, vamos fazer uma comparação técnica entre essas duas tecnologias e descobrir suas vantagens e desvantagens.

Infravermelho

Características:

-Baixo custo no mercado;
-Taxa de transferência máxima de 100 mbps, segundo o site oficial;
-Econômico (usa pouquíssima energia);
 -Seguro (não "vaza" informações nem interfere em outros sinais de rede).

Desvantagens:

-Alcance limitado a 4,5m;
-necessário alinhamento físico entre aparelhos.



Conhecido pelo nome da radiação utilizada para a transferência de dados (Wikipedia, [2014?]), a tecnologia adotada e desenvolvida pela IrDA (Infrared Data Association - uma associação sem fins lucrativos para o desenvolvimento da tecnologia infravermelho) foi incorporada ao mercado de eletrônicos no início dos anos 80 (IrDA, 2011?) e perdura até hoje em diversos ramos da tecnologia, de televisores a equipamentos e tratamentos médicos e, pasmem, redes PAN!  Apesar de não ser muito reconhecida, seu custo extremamente baixo e a segurança que esse tipo de comunicação de dados oferece (Como o infravermelho é um tipo de radiação luminosa - apesar de não ser visível a olho nu - ela possui as mesmas propriedades físicas que a luz visível; resumindo, não ultrapassa objetos sólidos opacos como paredes) (IrDA, [2011?]), é mais que adequada para a transferência de informações sigilosas de grandes empresas, por exemplo.

Talvez você não saiba, mas seu celular pode ter essa tecnologia. Em 2013, a Samsung implantou dispositivos de emissão de raios infravermelho no modelo Galaxy S4, com o objetivo de permitir o uso do aparelho como um controle remoto universal sem necessitar de conexões à Internet ou uma Smart TV, por exemplo. (Samsung, 2013) Além disso, como a radiação infravermelha é inofensiva à saúde e não interfere em outros tipos de sinal (rádio, satélite, wi-fi, etc.), seu uso é livre em praticamente qualquer lugar, principalmente hospitais. (IrDA, [2011?]) A quem interessar, um vídeo explicando como ativar esse recurso:



O que pode ser uma das melhores vantagens do Infravermelho, no entanto, também é a origem de sua maior desvantagem. Como eu já disse antes, a radiação não pode ultrapassar objetos opacos (já que é energia luminosa), o que, ao mesmo tempo que aumenta a segurança, limita seu uso ao interior de cômodos, ainda assim com uma distância máxima de 4,5 metros, e não suporta o envio e recebimento de dados simultaneamente. Além disso, a tecnologia exige alinhamento entre os pontos de envio e recebimento do sinal; qualquer desvio de um dos aparelhos e a comunicação é interrompida, o que explica por que não dá pra mudar o canal da TV sentado no sofá lateral.

Apesar disso, a IrDA continua a desenvolver a tecnologia ao seu potencial máximo, prometendo aumento na taxa de transferência de dados e na variedade de usos para os dispositivos. (IrDA sabe como vender o produto, hehe.)



Bluetooth


Características

-Alcance de até 100 metros (em dispositivos de Classe 1);
-Taxa de transferência de até 24 Mbit/s;
-Multiuso (conexão versátil);
-Permite transferência múltipla de dados.

Desvantagens

-Possibilidade de interceptação de dados por terceiros;
-Possibilidade de interferência de sinal em outros dispositivos (não recomendado usar em hospitais).


Pra falar a verdade, eu não sei nem por onde começar a falar sobre o Bluetooth. São tantas informações, classificações, protocolos e outras coisas que é difícil se situar. Enfim, mais fácil mostrar do que falar.




Resumindo o vídeo (e na esperança de que todo mundo aqui entenda inglês falado :P), o nome bluetooth é uma homenagem ao rei Harald Blåtand, que reinou sobre a Dinamarca a partir de 958 e Noruega por 10 anos, falecendo em batalha em 985 ou 986. (Wikipedia, [2014?]) e sendo conhecido por sua atuação noa propagação do cristianismo nesses países. A tecnologia bluetooth é uma poderosa ferramenta de comunicação entre dispositivos por meio de ondas de rádio de curta-distância. É mundialmente aplicada nos mais diversos eletrônicos, sendo possivelmente uma das tecnologias de conexão mais utilizada no mundo.

E por ser extremamente popular, também tem suas vulnerabilidades. Há, por exemplo, um problema de interferência quando o dispositivo está próximo de aparelhos que geram ondas de rádio na frequência de 2,4 GHz ou 5 GHz (o que inclui redes wi-fi, aparelhos de micro-ondas e marcapassos), onde o dispositivo bluetooth pode causar ou sofrer tal interferência. (WIKIPEDIA, [2014?]) Além disso, por mais que o uso de senhas de pareamento deem uma sensação de segurança, há programas que permitem a invasão de um aparelho com bluetooth para spam (Bluehacking), roubo de informações do usuário (Bluesnarking) e a tomada de controle do aparelho (Bluebugging). (FERNANDES, 2013)


Conclusão: Empate?

Pois é, cada tipo de tecnologia tem suas vantagens, desvantagens e recomendações variadas de usos. O infravermelho, por ser mais seguro, inofensivo à saúde e não interferir em outros sinais, pode ser recomendado (como tipo de conexão) a lugares que necessitem maior sigilo de informações ou cuidados com equipamento, como hospitais e escritórios de empresas. Ele está em todo lugar e é mais discreto do que imaginamos, mas ainda extremamente limitado em termos de alcance e praticidade. O bluetooth é acessível, e por ser uma tecnologia direcionada para compartilhamento e transferência de dados, é rápido e prático, fora uns problemas com interferência. Grande parte dos celulares já possuem Bluetooth implantado; mas sinceramente não é muito seguro para quem tem algum segredo importante a ser guardado.

Fica a critério de cada um escolher a tecnologia mais apropriada à sua realidade.





Referências:

WIKIPEDIA. Infrared Data Association. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Infrared_Data_Association>. Acesso em 22 mai 2014.

ASSOCIATION, Infrared Data. What is Infrared? Disponível em:<http://irdajp.info/what.html>. Acesso em 22 mai 2014.

SAMSUNG ELECTRONICS. Tomorrow Works. 10 Hidden Features of the Galaxy S4. Disponível em:<http://global.samsungtomorrow.com/?p=25932>. Acesso em 23 mai 2014.

OLHAR ANDROID. Galaxy S4: IR LED e WatchON - Controle Remoto Universal com Android 4.2.2 - Tutorial em Português. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=G6BQcuj2hgk&feature=youtu.be>. Acesso em 24 mai 2014.

WIKIPEDIA. Bluetooth. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Bluetooth>. Acesso em 24 mai 2014.

_____. 09: Characteristics, Advantages and Applications of Bluetooth Technology. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y0iFPwiUGXc&feature=youtu.be>. Acesso em 25 mai 2014.

WIKIPEDIA. Electromagnetic Interference at 2.4 GHz. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Electromagnetic_interference_at_2.4_GHz>. Acesso em 25 mai 2014.

FERNANDES, João. Wintech Kaspersky Labs: Os riscos das ligações por Bluetooth. Disponível em: <http://wintech.pt/wintech-kaspersky-lab/14253-wintech-kaspersky-labs-os-riscos-das-ligacoes-por-bluetooth>. Acesso em 25 mai 2014.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Um pouco de Ativismo!! Ohh que legal!


Leu meu ultimo post?     não?   então leia pois ficara mais claro entender o propósito desde posta aqui.



Então,  vasculhando a internet me lembrei de um ativista conhecido e já havia visto alguns de seus vídeos antes sobre os abusos da operadoras de telecomunicações, então veja a seguir um vídeo que explica de forma mais clara o que foi mencionado no ultimo post.

Sabe aquela intenet ilimitada, bem apesar de ser mensionada uma operadora em especifico quero deixar claro aqui que todas as operadoras praticam esta mesma política. mas a explicação é a mesma.



Disponivel em: <http://www.canaldootario.com.br/blog/anatel-meta-cumprida-parabens-not/> Ultima visualização: 19 de maio de 2014




Disponivel em: <http://www.canaldootario.com.br/blog/anatel-meta-cumprida-parabens-not/> Ultima visualização: 19 de maio de 2014

As politicas atuais permitem que tudo isso aconteça com nosso pais, e ocultem as informações realmente importantes , sabe aquelas letrinhas pequenas no fim do contrato é exatamente isso que as operadoras fazem.

Precisamos acordar e tentar mudar esse quadro.

Disponivel em: <http://i1.wp.com/www.canaldootario.com.br/wp-content/uploads/2013/05/Thumbnails_tb_Anatel_velocidade3.jpg?resize=660%2C330> Ultima visualização: 19 de maio de 2014