quarta-feira, 14 de maio de 2014

Gerações da Telefonia Móvel


Devido a ultima postagem sobre a história da rede de computadores ter ficado muito extensa decidi tomar uma abordagem diferente dessa vez, escolhi um vídeo que conta de forma irreverente algumas curiosidades sobre os celulares antes de começarmos o assunto em questão


Curiosidades sobre telefones celulares. Diário do Curioso, Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=Hj1o72ykBJs> Ultimo acesso: 14 de mai de 2014

Como visto no vídeo acima a primeira tecnologia utilizada nos primeiros celulares foi a analógica, logo após o celular virou o sonho de consumo de todo mundo, e passou a ser uma tecnologia de constante ascensão, a transmissão de dados e chamadas era feita através de ondas de rádio inicialmente que foi se aprimorando, cada nova melhoria foi cronologicamente definida por gerações.


Técnologia 1G

Foi a primeira geração de tecnologia móvel, era um sinal analógico muito rudimentar, pois dependia de modens externos presos aos aparelhos, para fazer a transferência de dados, com uma velocidade de download inferior a 10kbits por segundo. As primeiras redes de telefonia móvel não eram padronizadas, sofrendo muito com a incompatibilidade dos aparelhos e das fontes de transmissão.


Técnologia 2G ( GSM )

Global System for Mobile Comunication, protocolo que padronizou a telefonia móvel, transformando sinal analógico em digital, desenvolvida na época de 80, porém laçada apenas em 1991, viria a ser a solução para os problemas de incompatibilidade e ampliação da taxa de transferência que chegava a 97kbps, permitindo o envio de mensagens e downloads pelo celular.

Técnologia 2.5 ( GPRS )

General Packet Radio Service, permitiu o aumento da velocidade de transmissão de dados até 80Kbps garantida para o usuário final, a possibilidade de trafego de dados e vós pela rede de forma imediata permitindo o acesso a internet pelo celular além do uso na transmissão de dados para instalação de caixas eletrônicos e transações de crédito.

Técnologia  2.75 ( EDGE )

Enhanced Date Rates For GSM Evolution, traz um salto na velocidade de conexão atingindo 236Kbps, a porta de entrada para a tecnologia 3G. Funciona como uma rede reserva quando os usuários não conseguem acesso a conexão 3G, são direcionados automaticamente para uma rede de menor velocidade como a EDGE assim permanecem conectados, porém, com velocidade reduzida.

Técnologia 3G

Passou a ser utilizada em 2001 no Japão , China e Europa foi a tecnologia que possibilitou o trafego de dados em Mbps permitindo o acesso a banda larga móvel, comunicação VoIP ( Vóz por IP ), vídeos, mensagens instantâneas, e-mails e internet.
A rede sofreu problemas com sua implantação, devido a frequência ser diferente da 2G foi necessário o investimento por parte das operadores e a instalação de antenas para transmissão, o que impediu  que a cobertura fosse homogenia, ainda existem muitas áreas no brasil que não possuem cobertura a essa tecnologia e quando possuem o sinal é de má qualidade.

Tecnologia 3.5 (HPSA e HSPA+)

O primeiro paço para 4G a tecnologia High Speed Packet Access, lançada em 2008 amplifica o desempenho do 3G através do uso dos protocolos HSPA e HSUPA, permitindo assim um alcance de até 84 Mbps de download.

Tecnologia 4G

A quarta geração de telefonia móvel, conhecida como LTE, High Speed Packet Access um padrão atualmente ainda em implantação pelo mundo, permite uma conexão de até 300Mbps promete ao usuário conectar o smartphone, tablet, modem, notebook ou celular em qualquer lugar a uma velocidade semelhante a conectada em sua casa.
Assim como a rede 3G essa tecnologia levará muito tempo até ser completamente implantada devido a necessidade de instalação de novas antenas para trabalharem com a frequência de 2,5 Gigahertz. Para utilizar a nova tecnologia também é necessária a compra de novos aparelhos pela população que utilizem esse novo padrão.
No brasil a tecnologia está sendo implantada seguindo um cronograma, conforme definido pela Anatel, estando inicialmente nas cidades sedes da copa do brasil até o fim  de 2013, até o fim de 2014 em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes e respectivamente até 2017 em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes.


Técnologia 5G

Enquanto isso no Japão a NTT Docomo está iniciando teste com redes sem fio que podem alcançar a velocidade de 10Gbps, tornando-se um novo padrão. Os testes vêm sendo realizados atualmente apenas no laboratório em conjunto com os principais fabricantes de telefonia móvel, Sony-Ericsson, Nokia, Alcatel-Lucent, Samsung, NEC e Fujitsu explorando o espectro eletromagnético acima dos 6 GHz, pretendem entregar os resultados a partir de 2016.

Disponível em:<http://canaltech.com.br/o-que-e/telecom/GSM-EDGE-HPSA-LTE-Entenda-as-siglas-de-conexao-mobile/> Ultimo acesso: 14 de mai de 2014

Disponivel em:<http://www.conexaominicom.mc.gov.br/materias-especiais/1344-veja-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-tecnologia-4g> Ultimo acesso: 14 de mai de 2014

Disponivel em:<http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/operadora-comeca-testes-com-tecnologia-5g-no-japao-12425339#ixzz31BJrTNOo > Ultimo acesso: 14 de mai de 2014

4 comentários:

  1. Essa evolução do telefone movel e do seu sistema é muito interessante,porque é impressionante como elas tendem a ficar cada vez mais compactas mas em contrapartida cada vez mais efecientes ! E essa evolução de tecnologia impulsionará cada vez mais a ubiquidade dela,e controlaremos tudo por um futuro "simples e compacto" celular(Se podermos chamar de celular ainda) graças a velocidade das redes.

    ResponderExcluir
  2. Ainda relacionado ao tema aqui apresentado, a batalha de patentes entre Motorola e Apple parece finalmente ter chegado ao fim. À quem está por fora, a Motorola acusa a maçã de usar suas tecnologias de rede de conexão 3G, entre outras, tomando para seu uso suas criações.

    O crédito dessa resolução? Todo da Google!


    Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/05/apple-e-google-entram-em-acordo-na-disputa-por-patentes-de-smartphones17052014.html

    ResponderExcluir
  3. A evolução do celular com 1g ate os nossos smartphones atuais vem me surpreendendo, hoje nossos smartphones são verdadeiros computadores com serviços de transmissão de dados e processadores que deixam muitos computadores pra traz.

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar que a Coreia do Sul também participa ativamente do desenvolvimento da 5G (ok, isso é um tanto óbvio, já que a Samsung é uma marca coreana), e recentemente investiu 1,5 bilhões na tecnologia.

    ResponderExcluir